O projeto deve começar a operar até o final de 2012. Foto: Paulo Brandão
A Google vai adquirir 48 megawatts (quantidade capaz de abastecer um município de pequeno porte) em energia eólica para o seu centro de dados em Oklahoma, Estados Unidos. O anúncio, que foi feito na quarta-feira, 26 de setembro, também revelou que o projeto deve começar a operar até o final de 2012.
A empresa, que se comprometeu em ter uma matriz energética mais limpa, afirmou que a compra eleva o total de energia renovável já contratada a mais de 260 MW.
Segundo os ativistas do Greenpeace, essa é uma boa notícia para o meio ambiente. "A decisão da Google é um exemplo para outras empresas que insistem em usar energias sujas provenientes da queima de combustíveis fósseis e facilita a escolha de qual plataforma utilizar para fazer suas buscas e usar os serviços de e-mail. Atrair usuários preocupados com a questão do meio ambiente é mais uma razão para que outras empresas invistam em iniciativas como essa", diz nota noportal da ONG.
A Microsoft tenta seguir os passos da Google no que refere-se à defesa da neutralidade na emissão de carbono, porém, ainda não investiu significativamente em energia limpa para o abastecimento de seus centros.
Já em 1º de agosto, você viu aqui no EcoD, que a Facebook, maior companhia mundial de redes sociais, quer obter um quarto da eletricidade que utiliza através de fontes de baixo carbono até 2015. Para alcançar o objetivo, a empresa pretende posicionar um número crescente de suas centrais de processamento de dados em locais que tenham acesso fácil a fontes renováveis de energia.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!