Alexandre Padilha autorizou os repasses no dia 22 de maio
Foto: Valter Campanato/ABr
Em 19 de maio foi celebrado o Dia Mundial de Doação de Leite Humano e, na mesma semana, o Brasil buscou ações para ampliar a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR). O Ministério da Saúde, por exemplo, usará R$ 11,6 milhões para reajustar os valores pagos pelos procedimentos feitos por bancos de leite, reformar unidades existentes e construir mais cinco até o fim de 2013.
O ministro Alexandre Padilha autorizou os repasses no dia 22 de maio, com o objetivo de aumentar em 15% o total de leite coletado por meio de doações. Em 2012 as coletas chegaram a 166 mil litros, o que beneficiou 171 mil recém-nascidos que são em sua maioria bebês prematuros que estão na unidade de terapia intensiva ou os quais têm mães com algum problema. Ao todo, 179 mil mulheres doaram leite durante o ano de 2012.
Até maio de 2014, a iniciativa pretende sensibilizar as brasileiras sobre a importância do aleitamento materno, com a divulgação de material informativo por meio de folhetos, cartazes, anúncios em revistas e em redes sociais.
Padilha enfatizou, à Agência Brasil que a doação de leite materno contribui para a redução da mortalidade neonatal, que vem caindo nos últimos dez anos. A taxa passou de 26,6 mortes por mil nascimentos em 2000 para 16,2 mortes por mil nascimentos em 2010.
Doação
De acordo com o Ministério da Saúde, toda mãe que amamenta é uma possível doadora de leite. O material coletado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade pelos bancos de leite antes de sua distribuição aos bebês internados em unidades neonatais.
Para doar, basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo ou ligar para o Disque Saúde, no número 136. Algumas unidades da federação, como o Distrito Federal, têm parceria com o Corpo de Bombeiros, que recolhe o leite na residência da doadora.
Ainda segundo o ministério, o Brasil tem a maior rede de bancos de leite do mundo, com 210 unidades e 117 postos de captação. As técnicas de coleta, armazenamento e distribuição são exportadas a vários países e já ajudaram a implantar bancos de leite na América Latina e na África.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!