O Grupo Conexão Ecológica, formado por estudantes e profissionais da área ambiental, realizou no domingo, 6 de março, mais uma edição da Campanha Praia Limpa, dessa vez em Jaguaribe, em Salvador. Foram recolhidos 7,5 quilos de lixo que, se mantidos na areia da praia, acabariam provavelmente sendo arrastados para o mar, com risco de serem ingeridos por animais marinhos e causar prejuízos ao ecossistema.
A ação também teve o objetivo de sensibilizar os frequentadores e comerciantes do local a respeito do micro-lixo (objetos pequenos), que acaba passando despercebido pelos banhistas e nas técnicas habituais de limpeza da concessionária responsável. Garrafinhas e sacolas plásticas, bitucas de cigarro, tampinhas de garrafa, canudos, palitos de espetinhos, bandejas de isopor e outros objetos foram recolhidos e tiveram sua destinação adequada.
O Grupo Conexão Ecológica atua há cerca de seis anos na promoção de ações voltadas a educação ambiental e preservação do ambiente costeiro. De acordo com o coordenador do projeto, o engenheiro ambiental Antônio Ferreira, "é comum ver ações como essa em praias turísticas, como Porto da Barra, Ribeira e Itapuã, mas é importante lembrar que a cidade do Salvador tem uma das maiores extensões costeiras do País, e que também merecem atenção de ONGs e da população".
Além do mutirão de limpeza, os monitores da campanha entregam sacolas ecológicas para os frequentadores acondicionarem os resíduos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!