O evento foi realizado no dia 14 de março
Foto: UN Photo/Devra Berkowitz
A Assembleia Geral recebeu a primeira sessão do grupo de trabalho que vai criar as Metas de Desenvolvimento Sustentável. Os novos objetivos vão substituir as Metas de Desenvolvimento do Milênio, que expiram em 2015. O evento foi realizado no dia 14 de março.
No encontro, na sede da ONU, em Nova York, o secretário-geral, Ban Ki-moon, destacou que os dois conceitos devem caminhar juntos. Ele ressaltou que a urgência do desafio global para o desenvolvimento sustentável é clara e também lembrou que faltam mil dias para terminar o prazo das Metas do Milênio, que uniram o mundo e inspiraram ações. Agora, a atenção deve estar focada em acelerar os progressos.
O secretário-geral defendeu ainda que a agenda pós-2015 deve incluir avanços nas áreas social, econômica e ambiental, de uma maneira integrada e balanceada. Ki-moon afirmou que a erradicação da pobreza, a promoção da saúde e da educação continuam tendo grande importância.
Integração Global
As Metas de Desenvolvimento Sustentável devem ir além, integrando a sustentabilidade ambiental e contribuindo para uma mudança transformadora nos níveis global, regional, nacional e local, segundo o secretário-geral.
Para o presidente da Assembleia Geral definir a agenda pós-2015 trata-se de criar uma nova parceria global, onde nenhuma nação seja deixada de lado.
O grupo de trabalho vai criar a proposta das novas metas, que serão consideradas pela Assembleia Geral. O presidente do órgão, Vuk Jeremi?, acredita que o documento deve ser aprovado até o terceiro trimestre de 2014.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!