Piqueniques costumam reservar momentos de interação entre as pessoas
Foto: sonhandoedecorando
Que tal fazer um piquenique sustentável em algum dos finais de semana de outubro, mês em que se celebra o Dia do Consumo Consciente (15 de outubro)? Essa é a proposta do Instituto Akatu, que busca disseminar a ideia de um momento com mais qualidade de vida no parque, na praça, na praia, no trabalho ou mesmo no quintal de casa com amigos e familiares.
"Além disso, a data é muito próxima do Dia das Crianças (12), do Dia do Professor (15) e do Dia Mundial da Alimentação (16). Por isso, essa pode ser uma ótima oportunidade de lembrar o que essas datas representam na nossa vida e também experimentar de um jeito divertido a prática do consumo consciente", destaca a organização em seu site.
"Assim, escolha o melhor dia, horário, local, faça o seu piquenique e compartilhe sobre sua experiência conosco no Twitter, no Facebook ou por e-mail: [email protected]. Até o fim deste mês, queremos receber a maior quantidade de relatos: a ideia é que todo mundo possa participar e contar a sua história do piquenique", ressalta o instituto.
O Akatu propõe ainda: "Pode ser no feriado, no fim de semana, no trabalho. Pode ser à tarde ou um piquenique romântico à luz da lua. Pode ter brincadeiras. Pode incluir uma feira de trocas de roupas, acessórios e brinquedos. Pode ser só de amigos. Pode levar a família toda."
No Guia para um Piquenique Sustentável, elaborado pelo Akatu, o destaque é para essas cinco dicas:
- Sempre que possível, escolha os alimentos orgânicos que, além de ótima opção para a saúde, são menos agressivos ao meio ambiente.
- Priorize produtos de empresas com responsabilidade socioambiental e saiba de onde vem aquilo que você mais consome. A carne, por exemplo, pode vir de áreas desmatadas da Amazônia. Vale ficar de olho em selos, rótulos, buscar informações na internet...
- Dê prioridade a alimentos da região e da estação, que tendem a estar mais frescos e mais baratos, e viajaram menos para chegar até você.
- Se optar por um parque com bebedouros, por exemplo, você pode levar canecas, jarras ou squeezes retornáveis. Assim não precisa comprar garrafas de água.
- Evite os descartáveis. Se levar copos e garrafas, os retornáveis são sempre a melhor opção.
- Baixe o Guia para um Piquenique Sustentável -
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!