Voluntários limpam rua em Goma, na República Democrática do Congo
Foto: ONU/Sylvain Liechti
Este sábado, 5 de dezembro, marca o Dia Internacional do Voluntário. Para celebrar o poder do voluntariado, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que a ação "promove a criatividade e nos conecta com as pessoas que mais precisam".
Segundo Ban, o voluntariado é "um fenômeno global que ultrapassa fronteiras, religiões e divisões culturais".
A ideia é compartilhada pela assistente de recrutamento internacional do Programa de Voluntários da ONU. Irina Daudt conversou com a Rádio ONU direto de Bonn, na Alemanha.
"Seja um voluntário comunitário, seja um voluntário profissional das Nações Unidas, todos os voluntários merecem reconhecimento por esse trabalho lindo que é feito todos os dias. A gente consegue perceber o valor intrínseco do trabalho do voluntário pois eles têm a capacidade de unir pessoas de diferentes formações, raças, credos, em favor da comunidade. Eles unem a comunidade e inspiram e motivam o que há de melhor em cada um de nós, seja o voluntário ou seja a pessoa que está recebendo a contribuição do voluntário."
Dia Internacional
O Dia Internacional do Voluntário tem sido observado todos os anos em 5 de dezembro desde 1986, após uma resolução ter sido aprovada pela Assembleia Geral.
Agenda 2030
O secretário-geral da ONU aproveitou a data para agradecer aos mais de 6,3 mil voluntários das Nações Unidas e aos 11 mil voluntários online da organização. Segundo Ban, são pessoas que "ajudam milhões de outras a alcançar a sustentabilidade e a paz".
O chefe da ONU acredita que o voluntariado é essencial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que tem entre as principais metas acabar com a pobreza mundial.
- Conheça o canal especial de Voluntariado do EcoD -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!