icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Hotéis e barracas de praia doam óleo de cozinha para produção de biodiesel

Parceria entre empreendedores do turismo em Beberibe (CE), Rede de Catadores do Ceará (Duóleo), Petrobras e Sebrae já arrecadou mais de dois mil litros de óleo em apenas dois meses. O produto serve de matéria-prima para a fabricação de biodiesel, combustível renovável e biodegradável. A sustentabilidade dos negócios e do destino paradisíaco agradecem.

foto autor

18/12/2012 às 16:05 • Atualizada em 27/08/2022 às 5:13 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

oleo-t.jpg
Óleo que não é aproveitado na cozinha contribui para a produção de combustível menos poluente
Foto: Sebrae-CE

Conhecido pelas belas praias que se mostram no colorido das areias do Morro Branco e na água doce que brota das falésias na Praia das Fontes, o município de Beberibe, distante cerca de 80 km da capital, reúne um grupo de empreendedores do setor do turismo preocupados com a sustentabilidade do destino e de seus negócios, segundo informou a Agência Sebrae de Notícias.

Uma das formas encontradas por esses empresários para minimizar os impactos ambientais de sua atividade foi a realização de uma parceria com a Rede de Catadores do Ceará – Duóleo para a doação do óleo de cozinha utilizado no preparo dos alimentos.

Tudo começou em setembro, quando a Duóleo recebeu a demanda para fazer a coleta de óleo de dois hotéis na Praia das Fontes. A rede, localizada em Fortaleza, avaliou que o custo de coletar o óleo gerado por apenas dois empreendimentos em Beberibe não valia à pena.

A rede fornece às empresas doadoras declaração comprovando a doação e o uso do óleo coletado na fabricação de biodiesel.

Foi então que teve início uma forte articulação e um intenso trabalho de sensibilização com o trade turístico da cidade para que mais empresas aderissem à ideia e pudessem, dessa forma, viabilizar a coleta coletiva do óleo.

Em 18 de setembro, a Duóleo realizou a primeira coleta em Beberibe e arrecadou 800 litros de óleo de oito empreendimentos, sendo quatro meios de hospedagem e quatro barracas de praia. Em 31 de outubro, na segunda coleta, o volume arrecadado de óleo subiu para 1,5 mil litros de óleo.

Todo esse óleo serve de matéria-prima para a fabricação de biodiesel, combustível renovável e biodegradável. Isso é possível graças a uma parceria com a Petrobras, que incluiu a Duóleo em sua cadeia de suprimentos garantindo, assim, a compra do óleo coletado pela rede.

praia-fontes-t.jpg
A paradisíaca Praia das Fontes, em Beberibe (CE)
Foto: C_Melo

O resíduo arrecadado é transportado para a Usina de Biodiesel de Quixadá e é transformado em energia limpa, o que contribui para a preservação do meio ambiente.

A rede fornece às empresas doadoras declaração comprovando a doação e o uso do óleo coletado na fabricação de biodiesel. Com o papel em mãos, as empresas comprovam para a Vigilância Sanitária o destino correto do óleo. Além disso, essa declaração serve para o balanço social da empresa e de documento comprobatório na candidatura a prêmios de responsabilidade ambiental.

Diferencial competitivo

"Para as empresas que aderem a esse projeto, a doação de óleo se apresenta como um diferencial competitivo. E vai além. É uma prova do compromisso com o meio ambiente, com as gerações futuras e, no caso das empresas da cadeia produtiva do turismo, uma prova de engajamento na sustentabilidade do destino", afirmou a gestora dos projetos de turismo do Sebrae no Ceará, Evelyne Tabosa.

biodiesel-quixada-t.jpg
Usina de Biodiesel de Quixadá reutiliza o óleo de cozinha na produção de biodiesel
Foto: Agência Petrobras

"Para chegar a Beberibe, o carro de coleta da rede passa pelos municípios de Aquiraz, Pindoretama e Cascavel, que são outros destinos turísticos onde há uma grande quantidade de empresas do turismo que podem também participar com a doação de óleo. Vamos atuar intensamente para sensibilizar essas empresas a participarem também, já que se trata de uma ação sem custos, que envolve apenas boa vontade", explicou Evelyne.

O Sebrae no Ceará apoia a Duóleo não só promovendo a aproximação dos catadores com os empresários do setor de alimentos, mas também oferecendo capacitações gerenciais aos catadores associados para que o negócio prospere cada vez mais. O trabalho é realizado por meio da empresa de consultoria Trilha.

Relação ganha-ganha

Uma das empresas participantes da iniciativa é o Hotel Parque das Fontes. A diretora do empreendimento, Talita Leite, relatou que a empresa já tinha o hábito de fazer a doação de óleo antes mesmo da parceria com a rede Duóleo, mas não era uma ação sistemática.

"Nós já vínhamos trabalhando a questão da responsabilidade ambiental e nos envolvemos nessa iniciativa porque vimos que é um trabalho sério e que o óleo recebe a melhor destinação possível. Percebemos que era algo vantajoso para todos: meio ambiente, sociedade, para o hotel e para os catadores".

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade