Centro de Operações da Prefeitura do Rio: inteligência integrada
Foto: Raphael Lima
Você ou um conhecido está em um ponto de ônibus, mas não faz nem ideia do local onde o coletivo daquela determinada linha esteja naquele momento. Então, basta acionar a empresa através de mensagem de texto, via celular, para que um SMS seja enviado ao seu aparelho em poucos instantes, informando a localização exata do veículo, em tempo real.
Problemas como este existem aos montes nos grandes centros urbanos. Soluções também. O conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities), que ganha cada vez mais espaço, engatinha no Brasil, mas a tendência é de crescimento. O case de sucesso do Rio de Janeiro, por exemplo, onde a prefeitura criou um moderno centro integrado de operações para antecipar e combater situações de calamidade, em parceria com a IBM, deve ser aplicado nas demais cidades do país, segundo pretende o presidente da IBM Brasil, Rodrigo Kede.
"Queremos ajudar as cidades e as empresas a serem mais inteligentes e produtivas", destacou o executivo, no dia 27 de novembro, em um evento em São Paulo para celebrar os 95 anos da IBM. Na ocasião, Kede mencionou o trabalho do Centro de Operações da Prefeitura do Rio e o sistema Previsão Meteorológica de Alta Resolução (PMAR), que antecipa em até 48 horas a quantidade de chuva que vai cair em determinada região - o sistema antigo antecipava em apenas seis horas.
O presidente da IBM Brasil acredita que o mercado de tecnologia da informação terá um crescimento representativo no país nos próximos 15 anos, "acompanhando o crescimento econômico". Rodrigo Kede citou pesquisa divulgada pela Forrester Research, em 2011, segundo a qual as cidades inteligentes são o novo foco de investimentos dos governos. "Eles terão que lançar mão dos recursos da TI para tornar mais eficientes serviços como segurança pública, sistemas de saúde, educação e transporte."
Segundo Kede, os softwares de gestão serão os principais agentes desse novo projeto. A receita proveniente dos negócios de Smarter Planet teve incremento de 47% em 2011 e a expectativa é de que alcance US$ 10 bilhões até 2015.
Wi-Fi no ônibus
Em Salvador, um projeto-piloto entre IBM, Softwell e Grupo Evangelista (Gevan) disponibiliza internet wi-fi em algumas linhas do transporte coletivo da capital baiana. Através de SMS, os passageiros podem ser informados, em tempo real, acerca da localização exata do ônibus via SMS. O sistema também possibilita o monitoramento da frota por parte das empresas.
A solução abrange ferramentas de inteligência de negócios no gerenciamento de frotas, manutenção dos veículos, segurança, GPS, além de um sistema de mídia indoor que oferece ao passageiro não só entretenimento, mas todo tipo de informação necessária sobre comércio durante o seu trajeto.
* O repórter viajou a convite da IBM Brasil.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!