Há cerca de 135 primatas no Brasil/Foto: mottazoo
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB), abriu consulta às fichas dos táxons (unidades de classificação científica), do processo de avaliação do estado de conservação de primatas e xenartros brasileiros, a exemplo do tamanduá, tatu e bicho preguiça. A pesquisa vai dar origem a "Lista Vermelha" - registro dessas espécies que estão ameaçadas de extinção.
Até o dia 16 de maio, os pesquisadores cadastrados no Sistema para Avaliação e Gerenciamento de Informações de Primatas e Xenartros Brasileiros (Sagui) podem colaborar com a inserção de novidades ou possíveis retificações das informações que já foram registradas a respeito das espécies.
O objetivo do estudo, que pretende analisar todas as espécies até 2014, é avaliar a conservação da fauna brasileira. O processo respeita os critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A metodologia considera a vulnerabilidade, os níveis de impacto sobre essas populações, além dos níveis de incerteza gerados pelo tipo ou qualidade da informação utilizada.
O Brasil abriga cerca de 135 primatas e é considerado o país em que há a maior diversidade destas espécies no mundo. Já o grupo Xenarthra apresenta 19 espécies, das quais quatro são consideradas ameaçadas de extinção.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!