A venda de foie gras pode ser proibida em Porto Alegre
Foto: Divulgação
Defendida por chefs de cozinha e criticada por defensores da causa animal, a venda de foie gras pode ser proibida em Porto Alegre. Segundo informações do blog Cenário Político, da Rádio Gaúcha, a medida foi proposta pelo vereador Rodrigo Maroni (PCdoB).
Iguaria típica da França, o foie gras é um patê gorduroso feito com o fígado dilatado de patos, gansos e marrecos. O parlamentar considera a prática cruel. “É obtido por meio do método da alimentação forçada”, aponta Maroni.
Em São Paulo, uma lei municipal com o mesmo objetivo foi aprovada, gerou muita polêmica e foi parar na Justiça. Uma liminar judicial garantiu à Associação Nacional de Restaurantes (ANR) a permissão para a elaboração do prato. O mérito da questão, que tem a constitucionalidade questionada, ainda precisa ser julgado.
O projeto do vereador Maroni, em Porto Alegre, tramita atualmente, mas não tem previsão para ser votado. A proposta também prevê a proibição da comercialização e produção de artigos de vestuário produzidos com pele de animais na capital gaúcha.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!