Em Ilhabela, Aquabus deve entrar em operação em junho deste ano
Foto: Ronaldo Krag
Não é novidade que um dos maiores entraves da mobilidade urbana no Brasil seja a falta de investimentos no transporte público de qualidade. Como consequência, acabamos muitas vezes incluídos nas estatísticas quilométricas dos engarrafamentos nas cidades. Ilhabela em São Paulo, e Porto Alegre, enxergaram na água uma alternativa.
Na cidade do litoral paulista, o "Aquabus" nasce como uma proposta de transporte público marítimo que promete beneficiar tanto moradores do local quanto turistas. A primeira viagem teste realizada foi um sucesso e permitiu que a ideia fosse adiante: os veículos devem entrar em funcionamento em junho deste ano. O serviço deverá ser integrado com a rede de transporte terrestre por meio de um bilhete único.
Ao todo, três embarcações foram adquiridas pela Prefeitura de Ilhabela, com um investimento total de R$ 4,4 milhões. Para garantir o conforto dos passageiros, cada veículo terá capacidade para transportar 60 pessoas sentadas, além de contar com ar condicionado e TV plana.
Catamarã funciona na Zona Sul de Porto Alegre e vai até cidade da região metropolitana
Foto: Luciano Lanes / PMPA
Catamarã no Sul
Em Porto Alegre, o catamarã que liga os passageiros do Centro da capital gaúcha à Zona Sul foi inaugurado em dezembro, após cerca de três anos de espera. A embarcação sai do Cais do Porto e vai até o píer do Barra Shopping, no bairro Cristal. Depois, depois segue viagem para Guaíba, na Região Metropolitana.
O trajeto dura em torno de 14 minutos e a passagem custa R$ 5. O tempo para embarque e desembarque é de quatro minutos. “Temos uma expectativa. Hoje transportamos em torno de 3 mil pessoas por dia. Acho que começamos com umas 500 por dia, talvez mais”, pondera o diretor de operações da Catsul, Carlos Bernaud.
A sua cidade investe em transporte marítimo?
Fotos do Aquabus: Ronaldo Krag e Edson Souza.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!