E-Up, elétrico da Volks, foi o nono carro mais vendido na Noruega em novembro
Enquanto no Brasil o desenvolvimento dos carros elétricos ainda pareça uma realidade distante, as vendas desses veículos menos poluentes na Noruega já respondem por 10% do total de mercado, graças a incentivos generosos, informou o Conselho de Informação sobre Tráfego Rodoviário (OFV).
No total, 1.434 carros elétricos ou 11,9% de todos os registros novos foram vendidos no país nórdico em novembro. Em setembro e outubro, o Tesla S (EUA) e o Nissan Leaf (Japão) chegaram a liderar as vendas, respectivamente. No mês passado, três modelos desse tipo estiveram no Top 10 de vendas na Noruega: Tesla S (2º), Leaf (5º) e E-Up Volkswagen (9º).
Por que tamanho sucesso? Os carros elétricos são isentos de impostos sobre vendas e outros altas tributações na Noruega, assim como as tarifas de estacionamento e pagamentos de pedágio. Eles também podem circular nas faixas de ônibus.
Para encorajar vendas futuras, a Noruega também organizou uma rede densa de estações de recarga elétrica em todo o país. O próprio príncipe-herdeiro, Haakon, comprou um Tesla S, informou a agência de notícias AFP. Em novembro de 2012, os carros elétricos respondiam por meros 2,6% de todos os novos registros.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!