icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Indicadores de Ilhéus alertam para educação, violência e saúde

O Instituto Nossa Ilhéus lançou em agosto o Sistema de Indicadores da cidade, que apresentam diversos dados sociais do município baiano. Entre os números apresentados, chamaram a atenção os péssimos índices da saúde, violência e educação.

foto autor

14/08/2012 às 14:00 • Atualizada em 06/09/2022 às 0:39 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

ilheus-t.jpg
Ilhéus precisa melhorar em indicadores sociais básicos.
Foto: Denise Mayumi

O Instituto Nossa Ilhéus lançou em agosto o Sistema de Indicadores da cidade, que apresentam diversos dados sociais do município baiano. Entre os números apresentados, chamaram a atenção os péssimos índices da saúde, violência e educação.

Dados da pesquisa indicam, por exemplo, que a cada mil crianças que nasceram em Ilhéus em 2011, 24 morreram antes de completar um ano. O índice considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 10 mortes para cada mil nascimentos. Ou seja, a mortalidade infantil em Ilhéus é quase 2,5 vezes maior que o aceitável pelo órgão da ONU. Comparada a 28 cidades brasileiras de mesmo porte, Ilhéus ocupa o último lugar nesse quesito.

Quando observados os dados da educação, vale destacar o alto percentual de escolas públicas sem biblioteca. Até 2011, 68,7% das unidades não contavam com ambientes adequados para leitura.

De 2009 até 2011, os números da violência contra a mulher só aumentaram. Há dois anos, em cada grupo de 10 mil mulheres ilheenses, 18 foram agredidas. Em 2011, o número disparou, chegando a 33,14 casos registrados.
No comparativo com as demais cidades, Ilhéus é classificada como a pior em mais de 60% dos indicadores pesquisados.

Até 2011, 68,7% das escolas não contavam com ambientes adequados para leitura.

O lançamento do Sistema de Indicadores de Ilhéus foi feito no dia 2 de agosto, no Teatro Municipal, que ficou repleto de representantes da sociedade civil organizada. Depois a apresentação de alguns dados, feita por Elvis Bonassa, coordenador da Kairós Desenvolvimento, o público ouviu Maria do Socorro, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, e Oded Grajew, coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo e presidente emérito do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Durante trinta minutos, Grajew falou da necessidade do desenvolvimento econômico responsável, aliado à preservação ambiental e à melhoria dos indicadores sociais.

Na parte final do evento, os três candidatos a prefeito de Ilhéus, Carmelita Ângela (PT), Jabes Ribeiro (PP) e Jorge Luiz (PSOL), tiveram a oportunidade de comentar os dados apresentados.

Metodologia das informações

Apresentado pelo Instituto Nossa Ilhéus, o sistema é uma ferramenta de conhecimento e mobilização social. Por meio de 70 indicadores sobre a situação da cidade e o desempenho das políticas públicas em diversas áreas, como Saúde, Educação, Violência, Trabalho e Renda, Juventude, Trânsito, Condições de Moradia e Pessoas com Deficiência, o estudo retrata os desafios e as desigualdades internas da cidade, permitindo diagnosticar, planejar, monitorar e exercer o controle social.

Os dados são divulgados com séries históricas e são os mais atualizados disponíveis, referentes em sua grande maioria a 2011, incluindo informações do Censo do IBGE. Estes indicadores são apresentados em uma ótica comparativa com outras cidades de mesmo porte que Ilhéus e também da região e alguns são apresentados com comparativo entre diferentes áreas de Ilhéus.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade