Para a Siemens, a tecnologia é essencial para o crescimento sustentável.
Foto:Divulgação
A América Latina é a região mais urbanizada no mundo em desenvolvimento. Por isso existe um grande potencial para um desenvolvimento sustentável em megacidades da região. Aproximadamente 80% da população do Brasil (atualmente 196 milhões) vivem em cidades. Os centros urbanos mais densamente povoados são: São Paulo, com uma população de 20,3 milhões de habitantes, e Rio de Janeiro, com aproximadamente 11,4 milhões. Essa urbanização crescente força as cidades no Brasil e em outros países tornarem as suas infraestruturas mais eficientes e mais sustentáveis.
A Siemens é uma das empresas que está investimento em um novo modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável. A empresa atua há mais de cem anos no Brasil e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores estratégicos: indústria, energia, saúde e infraestrutura em cidades.
Na conferência das Nações Unidas, Rio+20, no Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho de 2012, os participantes expressaram o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, além da economia verde, para alinhar seus objetivos na luta contra a fome, pobreza, mudança climática e suas consequências.
A Siemens foi uma das empresas participantes de eventos paralelos e da conferência sobre liderança de pensamento. Durante o evento, a empresa lançou o projeto de reciclagem e educação ambiental na Lagoa Rodrigo de Freitas, expôs as conclusões no primeiro estudo já realizado sobre como o Rio de Janeiro será entre 2030 e 2040 e mostrou como a inovação apoia o desenvolvimento sustentável.
A Siemens é uma líder internacional em desenvolvimento sustentável de cidades e megacidades, com conceitos e soluções para energia, smart grid, mobilidade, edifícios verdes, sistema de segurança. Uma variedade de iniciativas da Siemens promove ideias para o desenvolvimento sustentável de uma cidade verde. O Índice Verde de Cidades da América Latina, por exemplo, mostra o grau de sustentabilidade ambiental das urbes e megacidades brasileiras hoje.
São Paulo – A caminho de um futuro sustentável?
Dê um passeio pelo centro velho de São Paulo com Sérgio Boanada, o gerente de clientes de infraestrutura e cidades da Siemens no Brasil, e a vice-prefeita Alda Marco Antônio. Saiba mais sobre os vários desafios que a megacidade enfrenta na sua tentativa de garantir um futuro sustentável para si e para os seus habitantes.
A Siemens criou um blog para discutir respostas para sustentabilidade.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!