As inscrições para o festival podem ser feitas até o dia 13 de outubro
Foto: Divulgação
Diante da gangorra da vida, o sol costuma brilhar até de noite - é assim que Maria Elizabeth Ferreira (a Beth) define os seus dias. A moradora de Francisco Morato, na Grande São Paulo, passou por grandes dificuldades. A doença do marido lhe obrigou a cuidar da casa e dos cinco filhos sozinha. Ela teve que abandonar sua casa própria, condenada pela Defesa Civil, a linha do trem em que Maria vendia doces foi desativada por seis meses e o hospital onde o marido se tratava da depressão profunda sofreu um incêndio. Até que um dia ela topou no lixo...
"Eu pedia uma luz para Deus, e, um dia topei no lixo, quase caí, e entendi o que ele me dizia: você tem um monte de lixo nessa cidade, por que não pega todo esse material de reciclagem e transforma em trabalho?", conta Beth, que, após o ocorrido, começou a trabalhar nas madrugadas, coletando materiais recicláveis de casa em casa.
Hoje, ela é presidente da Associação Unidos Venceremos, que reúne catadores de recicláveis em Morato, reconhecida como uma referência e liderança local. O marido se recuperou e voltou ao mercado de trabalho. Os filhos? Ah! Esses já estão criados.
A história de vida de Beth é um convite para o Festival de Curtas Geração Care Brasil, que pretende incentivar os brasileiros a disseminar as ações sociais realizadas diariamente. Se você tem alguma história para contar ou conhece algum jovem, de até 25 anos, que está realizando iniciativas sociais e transformadoras, grave um curta-metragem e faça sua inscrição através do portal do concurso, até o dia 13 de outubro.
O tema da primeira edição do festival é Jovens que Transformam. Segundo os organizadores da iniciativa, membros da Care Brasil, a ação dos jovens é fundamental para a transformação social e o festival é uma chance de divulgar esta realidade. "Essa é uma oportunidade de fomentar, entre os jovens, a discussão e a conscientização sobre questões sociais do nosso país, incentivando a reflexão crítica e a busca por iniciativas criativas de combate à pobreza", afirmam.
No site do festival também é possível encontrar informações de como fazer o filme e assistir ou ler histórias apresentadas como referências para a criação do material. Os vencedores terão os curtas exibidos em salas de cinema (ainda a definir) e o primeiro grupo colocado conhecerá os trabalhos da Care Brasil ao redor do país.
Conheça a Care Brasil
A Care Brasil é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), que integra a Care Internacional, uma federação de 12 países-membros (Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Japão, Noruega, Reino Unido e Tailândia), com sede em Genebra e atuação no combate à pobreza em 87 países.
Parceira do EcoD, a organização já lançou campanhas como Eu Faço a Diferença, que teve o objetivo de estimular a percepção dos impactos positivos que ações diárias de cada cidadão podem causar à sociedade. (Conheça a campanha)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!