O Instituto de Estatísticas da Unesco desenvolveu o Índice de Capacidade de Avaliação de Aprendizado
Foto: ONU/Eskinder Debebe
O Instituto de Estatísticas da Unesco (UIS) está lançando a Aliança Global para Monitorar o Aprendizado (GAML). A iniciativa vai apoiar as ações dos países para medir os resultados de aprendizado e usar essa essa informação para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, que prevê "assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos."
Especialistas em avaliação de aprendizado, legisladores e organizações da sociedade civil se reúnem nesta quarta-feira, 11 de maio, em Washington. Segundo a Unesco, eles vão abordar a "falta crítica de dados comparáveis" que são necessários para medir "até as habilidades mais básicas de leitura e matemática" em diversos países.
Para ajudar a abrir o caminho, o Instituto de Estatísticas da Unesco desenvolveu o Índice de Capacidade de Avaliação de Aprendizado. Ele fornece uma fotografia da prontidão dos países em produzir os dados necessários para melhorar a aprendizagem e monitorar os avanços em direção a estas metas.
O indicador mostra o quanto os países realizaram avaliações de larga escala sobre educação primária e secundária entre 2010 e 2015. O índice inclui avaliações nacionais, regionais e internacionais conduzidas em escolas.
(Por Laura Gelbert, da Rádio ONU)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!