Peyton Robertson, de apenas 11 anos, teve uma ideia simples, mas eficiente para ajudar sua comunidade
Foto: Divulgação
Morar na Flórida, estado norte-americano com altos índices de furacões e tempestades, fez nascer no jovem Peyton Robertson, de 11 anos, uma ideia inovadora com o objetivo de proteger sua vizinhança das fortes chuvas. A invenção acabou lhe rendendo um prêmio de US$ 25 mil.
A engenhoca para conter enchentes se constitui em muros de sacos de areia, que acabam por se tornar barricadas após a subida do nível da água. Como o material é muito pesado, aí entra em cena a genialidade de Peyton: em vez de areia, foram utilizados sal e um polímero, material que se expande e se solidifica ao ser molhado.
Além de conterem água e serem mais leves, proporcionam agilidade na hora da proteção, o que cairia muito bem também no Brasil e em outros países que sofrem com as ações severas da natureza. Assim que souber da chuva forte, é só se preparar, amontoando os sacos e já os encharcando com a ajuda de uma mangueira.
Ao receber o prêmio de US$ 25 mil e uma viagem à Costa Rica pelo Desafio Jovem Cientista, o pequeno Robertson afirmou que o dinheiro vai ser guardado para a faculdade.
O vídeo abaixo, em inglês, mostra o garoto apresentando sua teoria para o concurso:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!