Uma nova usina já deve entrar em operação em 2014 no Irã/ Foto: sxc.hu
Contrariando as expectativas internacionais pelo enfraquecimento do programa nuclear, o Irã anunciou que irá construir mais duas usinas nucleares, sendo uma delas prevista para ficar pronta até 2014, na Bushehr.
A nova usina nuclear de Bushehr, com capacidade instalada de 1.000 megawatts, a mesma de Angra 1, ficará na central nuclear de Bushehr. A central nuclear, primeiramente pensada na década de 70 por engenheiros alemães, foi finalizada após a Revolução Iraniana, pelos russos, que ainda auxiliam na operação da usina.
O Irã ainda possui um reator nuclear em Teerã, usado para pesquisas médicas, e também constrói uma usina embaixo de uma montanha em Fordo, perto da cidade de Qom.
Enriquecimento
O anúncio, feito pelo chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Fereidoun Abbasi, veio junto com a afirmação de que o país pretende continuar a produção de urânio enriquecido a 20% - rejeitando assim, o pedido das potências mundiais para a negociação do programa nuclear iraniano.
O mineral enriquecido a 20% pode ser utilizado em tratamento e pesquisas médicas, mas o que as potências temem é enriquecido a 90%, usado para carregar uma ogiva nuclear. "Nós não temos razão para ceder no enriquecimento a 20%, porque produzimos apenas o urânio a 20% de que necessitamos. Nem mais, nem menos", disse Abbasi.
Com informações da Exame
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!