Você já viu de perto alguma vez uma perereca pequena? Sentou-se sobre uma torre de 120 metros de altura e estudou uma árvore de 100 anos de idade - de cima para baixo? Ouviu por corujas piando à noite? Algumas crianças de Seattle, nos Estados Unidos, já!
Ao enxergar a importância do meio ambiente e do desenvolvimento intelectual dos jovens, Debbi e Paul Brainerd, moradores de Bainbridge Island, resolveram criar a IslandWood:uma escola ao ar livre. Lá, as crianças têm 255 hectares de puro conhecimento.
Como? A escola foi projetada para oferecer experiências e inspirar a gestão ambiental e comunitária, além de utilizar a pesquisa científica, a tecnologia e as artes para ajudar os estudantes a descobrir as conexões naturais.
Os criadores da IslandWood tiveram como inspiração as ideias de aventura e exploração sugeridas pelas próprias crianças da região. Após pesquisas, eles fundaram o colégio na floresta, no ano de 1997. A escola opera durante todo o ano como um provedor de educação ambiental e é composta por professores em tempo integral. Durante o ano letivo, IslandWood oferece diferentes tipos de programas para o público. (Saiba mais!)
A organização, que é sem fins lucrativos e conta com um design inovador, também oferece espaço para programas em família. A escola se tornou exemplo de economia de energia e de estilo de vida sustentável no local.
"Vislumbramos um futuro em que todas as pessoas se veem como aprendizes ao longo da vida e compartilhamos um vínculo extraordinário de administração para o ambiente, para as suas comunidades e para o outro", enfatizam, no site do colégio, os responsáveis pelo trabalho.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!