Menos horas no trabalho, mais felicidade
Foto: Matthew Lloyd / Bloomberg
Um dia de trabalho mais curto aumenta a produtividade e torna as pessoas mais felizes, mostra uma pesquisa recente desenvolvida na Suécia.
A administração de um asilo para idosos em Gotemburgo, segunda maior cidade do país, acompanhou sua equipe de enfermeiros por dois anos desde que reduziu os turnos de 8 para 6h. Segundo a chefia da clínica Svartedalens, o experimento melhorou o atendimento aos pacientes, com a equipe 20% mais feliz e com mais energia no trabalho e no tempo livre.
Os 68 enfermeiros tiraram metade do tempo de licença médica do grupo que não teve o horário alterado, fazendo mais atividades com os pacientes. Eles também tinha uma chance 2,8 vezes menor de tirar qualquer tempo de folga ou licença num período de duas semanas, afirmou à agência de notícias Bloomberg Bengt Lorentzon, um dos pesquisadores no projeto.
"Se os enfermeiros estão mais tempo no trabalho e estão mais saudáveis, há uma maior continuidade no atendimento na clínica, sem troca de equipe no dia a dia. Isso aumenta a qualidade do tratamento", disse ele.
A Suécia foi notícia no mundo todo ao registrar que a maior parte do país está seguindo para turnos de 6h no trabalho. Um centro administrativo da Toyota também em Gotemburgo, tem os turnos reduzidos há 10 anos, e, segundo a empresa, os funcionários estão mais felizes, deixando menos a empresa e com aumento nos lucros.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!