Shubham Banerjee criou a primeira versão da sua impressão usando somente peças de Lego
Uma impressora braile de baixo custo foi desenvolvida recentemente por um jovem de apenas 13 anos. Shubham Banerjee já chama a atenção do mundo todo para seu empreendimento. À frente da startup Braigo Labs, sediada no Vale do Silício, o jovem acaba de receber “centenas de milhares de dólares” do fundo de investimentos da Intel para continuar a desenvolver sua invenção.
Em seu início, há um ano, a Braigo, como é chamada a impressora, era feita de peças de Lego. Aos 12 anos de idade, Banerjee, nascido na Bélgica, apresentava o protótipo daquilo que foi apenas um projeto na feira de ciências da sua escola na Casa Branca, para o presidente norte-americano Barack Obama.
Com o apoio da Intel, o garoto deixou a impressora mais inteligente com a ajuda de um chip chamado Edison. O redesenho do dispositivo agora consome menos energia e permite ações automatizadas – como a impressão de manchetes de jornais todos os dias pela manhã.
Embora impressoras braile já existam, o modelo de Banerjee conseguiu reduzir o preço médio do eletrônico em cerca de US$ 350, o que pode facilitar - e muito - a vida dos deficientes visuais.
Assista ao vídeo abaixo e veja como funciona a invenção:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!