icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Jovens unidos no combate a efeitos da seca

Grupo quer arrecadar cinco toneladas de alimentos até 17 de maio. As doações serão destinadas a 240 famílias, todas distribuídas entre as sete comunidades rurais dos municípios de Pé de Serra e Riachão do Jacuípe, ambos na Bahia.

foto autor

13/05/2013 às 14:20 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:43 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

foto2.jpg
A campanha 1kg de Amor realiza competições esportivas e atividades culturais para arrecadação de alimentos.
Foto: Divulgação

Diante de suas mãos uma lista com mais de 200 cidades em estado de calamidade devido à seca, algumas possibilidades e muitos desafios: promover uma ação de solidariedade e escolher os beneficiários. A estudante de administração Neyse Lobo, 21 anos, seus familiares e amigos, deram início em abril e recolhem até o dia 17 de maio, doações para a campanha 1kg de Amor.

A campanha iniciada em Simões Filho (a 23 km de Salvador) também tem ponto de recolhimento fixo em Lauro de Freitas e ações móveis em Camaçari e Salvador. As doações serão destinadas a 240 famílias, distribuídas entre as sete comunidades rurais dos municípios de Pé de Serra e Riachão do Jacuípe, ambos na Bahia.

Junto a outros “dez” participantes, Neyse já conseguiu arrecadar dois mil quilos de alimentos, mas a meta é alcançar as cinco toneladas. “O que a gente quer mesmo é colocar cinco quilos de cada um desses itens mais essenciais na cesta”, detalha a estudante.

A escolha

“Como eu tinha uma lista grande, escolhi as cidades que estavam a 300 km de distância daqui (Simões Filho), pela questão da distribuição. Depois, o trabalho foi descobrir quais precisavam mais”, descreve Neyse Lobo. Ela conta que ligava para as igrejas das cidades para sondar as necessidades locais e foi por meio da Paróquia de Riachão que encontrou as sete comunidades rurais beneficiárias. “Eu decidi que tinha que ser das comunidades rurais porque as pessoas que vivem nesses locais têm menos acesso à informação, não contam tanto com a ajuda dos comerciantes como é na cidade”, observa.

A meta é atingir os cinco mil quilos de alimentos até dia 17 de maio e distribuir até dia 30. Campanha já arrecadou duas toneladas.

Neyse, seus familiares, amigos e colegas de faculdades estão realizando ações como o "Baba* por 1 kg de Amor", realizado no sábado (11), no Ginásio Municipal de Esportes, no CIA II, em Simões Filho. “Fizemos aulão de swing baiano, o baba, mas queremos fazer uma ação maior para alcançar a meta, mas ainda não fechamos o que fazer”.

As ações do grupo podem ser visualizadas na página da campanha no Facebook. Para ajudar, o interessado deve levar um quilo de alimento não perecível aos pontos de entrega descritos abaixo:


Lauro de Freitas - Unime (seg a sex)
Av. Luis Tarquínio Pontes, 600 - Lauro de Freitas - BA - Fone (71) 3378-8900
Salvador – As ações são móveis, mas sempre nas proximidades do Shopping Barra, na Barra.

Simões Filho - Academia Atitud (ao lado do Super CIA).
Rua Monteiro Lobato, CIA I.

Rede Carne - Centro, próximo ao Mercado Municipal.
Comunidade Batista Betesda, Centro, Próximo a Irmã Dulce.

*A expressão "baba", na Bahia, é designada a prática do futebol, assim como são as "peladas" em outros estados brasileiros.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade