O idealizador da iniciativa se diz muito feliz por fazer algo de bom para o mundo ao mesmo tempo que empreende o que ama
Fotos: Divulgação
Você vai em um bar e pede um drinque. Em seguida é informado (a) que parte do dinheiro pago pela bebida será destinado a projetos de desenvolvimento em países em situação de vulnerabilidade social, onde a cerveja, o vinho, a tequila ou a cidra disponíveis no estabelecimento foram produzidas, informou o site Hypeness.
Gostou da ideia? Pois foi isso justamente que fez o bar australiano Shebeen. O fundador, Simon Griffiths, já havia feito um outro projeto, chamado Who Gives a Crap, no qual vendia papel-higiênico para angariar fundos para a organização Water Aid construir banheiros em regiões de baixa renda.
Informativo para os clientes mostra que parte do lucro das bebidas vai para projetos de desenvolvimento nos países das mesmas
A diferença agora é que existe uma estrutura física e fixa. Simon explicou que ao seguir o conceito de comércio justo, o bar oferece um novo canal para financiar projetos de desenvolvimento e envolve o público de uma forma divertida. Para viabilizar o empreendimento, Griffiths, que defende o que chama de "consumismo criativo", batalhou por financiamento durante cinco anos, até que chegou a um número considerável de voluntários, que ajudam na empreitada.
Mesmo com problemas de logística a serem resolvidos, o idealizador da iniciativa se diz muito feliz por fazer algo de bom para o mundo ao mesmo tempo que empreende no que ama. Outro aspecto importante é que ele fará as declarações de medição e de impacto do dinheiro que será distribuído a esses países, e deixará essas informações expostas para o cliente ver o quanto já ajudou, além de ler os relatórios de impacto.
E então: você gostaria de frequentar bares e restaurantes com ideias semelhantes no Brasil?
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!