Sustentabilidade melhora a imagem e atrai mais clientes, segundo Luiz Barreto/Foto: Chico Ferreira/LUZ
O presidente do Sebrae, Luiz Barreto, defendeu na quarta-feira, 8 de maio, que as medidas consideradas sustentáveis, como substituir embalagens plásticas por papel, utilizar lâmpadas que consomem menos energia, aproveitar a luz natural, diminuir os impactos ambientais na produção e reciclar materiais, por exemplo, podem trazer lucro aos micro e pequenos negócios.
“Lucro e sustentabilidade não são contraditórios. Ao mesmo tempo em que economizar água e energia ajuda o planeta, também reduz os custos da empresa, melhora a sua imagem e atrai mais clientes”, afirmou Barreto, ao participar da 11ª Conferência de Produção Mais Limpa, realizada em São Paulo.
Pesquisa do Sebrae divulgada recentemente mostra que grande parte das micro e pequenas empresas já realizam ações sustentáveis como a redução do consumo de água (80,6%) e de energia (81,7%), coleta seletiva de lixo (70,2%) e descarte adequado de resíduos tóxicos (65,6%), a exemplo de solventes e cartuchos de tinta.
Para Luiz Barreto, porém, os empresários de micro e pequenos negócios no Brasil ainda não percebem claramente o benefício de incorporar, no cotidiano da empresa, um maior número de ações relacionadas à gestão sustentável. Do total de 3.912 empresários entrevistados pelo Sebrae no início deste ano, 54% estão descrentes quanto aos ganhos financeiros que essas ações possam gerar aos seus negócios.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!