O projeto ocupa cerca de 100 km² do Mar do Norte
Foto: London Array Limited
London Array, já considerado o maior parque gerador de energia eólica offshore do mundo (construído ao longo da costa marítima), foi inaugurado na quinta-feira, 4 de julho, pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron. O projeto ocupa cerca de 100 km² do Mar do Norte, localizado no Oceano Atlântico. As 175 turbinas aerogeradoras são capazes de abastecer, aproximadamente, meio milhão de casas por ano.
O consórcio responsável pela construção do parque aponta que, anualmente, o London Array evitará a emissão de 925 mil toneladas de CO2. O projeto de 630MW é de propriedade da empresa Dong Energy, da Dinamarca, da alemã E.On e da Masdar, de Abu Dhabi (Emirados Árabes).
O Reino Unido mantém a liderança mundial no setor de energia eólica offshore: possui 3,6 GW de capacidade instalada em alto mar e tem previsão de alcançar cerca de 18 GW até o final da década. Quando o assunto é o ranking geral da indústria (tanto em mar, quanto em terra), o país se apresenta em sexto lugar, o equivalente a 3% de participação mundial.
Durante a inauguração do parque, Cameron afirmou que "o Reino Unido tem algumas das melhores fontes de energia renovável da Europa, mas os ministros não estão fazendo o suficiente para desenvolver esse enorme potencial e criar milhares de novos empregos".
O estudo do Conselho Global de Energia Eólica, de 2012, apontou que o país apresentou um bom desempenho, apesar da crise econômica do país - instalou mais 1,9 mil MW, respondendo por 4,2% do crescimento mundial do setor no período.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!