Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniram-se hoje (12) no Grande Palácio do Povo, em Pequim, para nova rodada de conversações
Foto: Kevin Lamarque/Reuters
A China e os Estados Unidos, os dois principais emissores mundiais de gases de efeito estufa, definiram nesta quarta-feira, 12 de novembro, em Pequim, novas metas com vista à redução das emissões de gás carbônico, informou a Casa Branca em comunicado.
A China, maior emissor mundial, estabeleceu que as suas emissões de gases de efeito estufa atinjam o ponto máximo "por volta de 2030", mostrando a intenção de “tentar atingir o pico mais cedo" do que isso, anunciou a Casa Branca. O presidente chinês, Xi Jinping, disse que, até a data estipulada, 20% da energia produzida no país terá origem em fontes limpas e renováveis.
É a primeira vez que a China – o maior poluidor mundial – estabelece data, ainda que aproximada, para que as suas emissões de gás carbônico parem de aumentar.
Por sua vez, os Estados Unidos comprometeram-se a atingir, até 2025, uma redução entre 26% e 28% das suas emissões em relação aos níveis registrados em 2005. Trata-se de um "acordo histórico", destacou Obama, que acrescentou que o objetivo dos EUA é "ambicioso, mas alcançável". Além disso, o chefe de Estado americano comentou que o pacto é "um marco importante" nas relações entre Washington e Pequim.
Cientistas têm alertado para a necessidade de medidas drásticas a fim de combater o aquecimento global. As metas anunciadas hoje antecedem a Conferência do Clima em Paris que, em 2015, deverá aprovar, pela primeira vez, um acordo global ambicioso.
Nova rodada
Os presidentes da China, Xi Jinping, e dos Estados Unidos, Barack Obama, reuniram-se hoje (12) no Grande Palácio do Povo, em Pequim, para nova rodada de conversações.
Obama chegou a Pequim na segunda-feira (10), em visita de oito dias pela Ásia-Pacífico, que inclui a Birmânia e a Austrália.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!