Na capital federal foram apagadas as luzes do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios
Foto: Marcello Casal Jr./ABr
A Hora do Planeta, que convida a população a apagar as luzes por uma hora em atenção à preservação dos recursos naturais e ao problema das mudanças climáticas, mobilizou no sábado, 23 de março, mais de 7 mil cidades de mais de 150 países. No Brasil, monumentos públicos, empresas e residências de pelo menos 113 cidades ficaram às escuras, das 20h30 às 21h30.
O evento é realizado desde 2007 pela organização não governamental (ONG) WWF. No primeiro ano a iniciativa foi promovida apenas em Sydney, cidade mais populosa da Austrália, e já em 2008 se espalhou por vários países do mundo. Atualmente, a Hora do Planeta tem uma série de ações integradas envolvendo cultura e ativismo político e ambiental para proteção do meio ambiente.
No Brasil, foi registrado o apoio de 113 cidades e de 480 empresas e organizações. Brasília, cidade-âncora da Hora do Planeta no país, apagou as luzes em espaços famosos como a Catedral Metropolitana, o Congresso Nacional e a Esplanada dos Ministérios. Pedaladas, shows e mobilização de artistas foram organizados em várias cidades brasileiras e também pela internet.
De acordo com o WWF Brasil, o foco da Hora no Planeta neste ano foi o cuidado com a água – 2013 foi eleito pela Unesco o Ano Internacional de Cooperação pela Água. A ONG lembra que a água, através das usinas hidrelétricas, é a principal fonte de energia do país. “Energia, água e qualidade de vida estão todas intimamente ligadas”, destacou a secretária-geral do WWF Brasil, Maria Cecília de Brito.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!