O antes e depois da transformação da Bancroft School
Fotos: divulgação
Desde que montou sua primeira planta, em 2007, a Make it Right, organização criada pelo ator Brad Pitt e o arquiteto William McDonough para ajudar as vítimas do Furacão Katrina em Nova Orleans a reconstruir suas casas de modo mais sustentável e resiliente, se expandiu para ajudar famílias carentes em todo o país e acumulou prêmios de arquitetura ao redor do mundo. Tudo isso usando a filosofia do berço-a-berço, criada por McDonough.
Dessa vez, a organização fincou no chão de um bairro periférico do Kansas mais um projeto socioambiental bem-sucedido: eles transformaram uma escola abandonada em apartamentos de baixo custo e com uma "pegada ambiental" insignificante. O prédio histórico da Bancroft School, vazio há mais de 13 anos, tornou-se 50 habitações LEED Platinum, modelo para a mudança em um bairro deteriorado.
As moradias para aluguel contam com em uma série de serviços compartilhados, incluindo um auditório, ginásio de esportes, laboratório de informática e horta comunitária. Além do painel solar de 75 kilowatts instalado sobre o telhado, a estrutura apresenta janelas de alto desempenho e técnicas de iluminação natural para maximizar a eficiência da energia. Algumas características do edifício foram restauradas e mantidas, como o piso de carvalho.
Segundo um dos idealizadores do projeto, Bob Berkebile da BNIM Architects, esse esforço já resultou em uma notável redução da criminalidade e aumento da esperança no local.
Foram investidos US$ 14,3 milhões, por meio de vários doadores privados, bem como incentivos fiscais de órgãos governamentais.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!