CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Matéria do EcoD é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo

O Portal Ecodesenvolvimento foi um dos finalistas na categoria Webjornalismo da 5ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo/ Etapa Bahia, com a reportagem "Inspire-se: o coletor solar feito do lixo de José Alano". O resultado foi anunciado em solenidade na noite da terça-feira, 16 de abril, na Sala de Arte do Museu Geológico da Bahia, em Salvador.

foto autor

17/04/2013 às 15:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:20 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

jose-alano.jpg
Foto: arquivo pessoal

O Portal Ecodesenvolvimento foi um dos finalistas na categoria Webjornalismo da 5ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo/Etapa Bahia, com a reportagem “Inspire-se: o coletor solar feito do lixo de José Alano”. O resultado foi anunciado em solenidade na noite da terça-feira, 16 de abril, na Sala de Arte do Museu Geológico da Bahia, em Salvador.

A matéria, de autoria da jornalista Raíza Tourinho, conta a história de José Alano, um homem simples que criou um aquecedor solar depois de acumular por anos garrafas PET, patentou o invento e segue por aí ensinando aos outros como construir o seu próprio. Confira um trecho:

Ele não revolucionou a física quântica, não descobriu a cura para o câncer e nem sabe a fórmula exata para reverter as mudanças climáticas. No entanto, o aposentado José Alcino Alano, de Tubarão (SC), fez uma pequena revolução na vida de milhares de pessoas ao criar, em 2002, um coletor solar usando materiais recicláveis. Casado com Lizete há 40 anos, José Alcino é um homem de hábitos simples. Entre seus hobbies preferidos estão um bom livro ou filme, reunião com família e amigos, além de “tentar encontrar soluções que facilitem o nosso cotidiano”. Entre essas tentativas, surgiu o coletor solar, uma experiência para tentar resolver o acúmulo de materiais recicláveis aglomerados em casa. Então, com apenas 100 garrafas PET ele e a esposa construíram o protótipo do aquecedor solar, que funciona até hoje.

Prêmio

A entrevista concorreu com outras três matérias: “Empresárias correm contra o tempo, de olho nas oportunidades da Copa”, do site Gente & Mercado, a vencedora da categoria, “Série Emprendedorismo de Verão”, do jornal A Tarde; e “Taxista supera ‘pavor’ de internet e lucra com clientes via redes sociais”, do site G1 Bahia.

Foram 126 reportagens inscritas, tornando a Bahia o segundo estado com maior número de participantes – atrás apenas de São Paulo, com 356 inscrições. Os vencedores baianos nas outras categorias foram:

  • Jornalismo impresso: Pequenas empresas incubadoras tem 80% mais de chance de sobreviver (Donaldson Gomes/ A Tarde).
  • Radiojornalismo: Financiamento para a inovação (Luana Assiz e Silvana Oliveira/ Band News FM Salvador)
  • Telejornalismo: Fazenda Chocolate (Telma Verçosa/ TV Santa Cruz).

As inscrições para a próxima edição do Prêmio estarão abertas a partir de setembro. Poderão ser inscritas matérias veiculadas entre janeiro e dezembro de 2013.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade