O Prêmio ODM recebeu a inscrição de 1.638 práticas nesta edição/Foto: Fotos Gov/Ba
Os 20 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações da sociedade civil vencedoras da quarta edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram definidos no dia 8 de maio. A cerimônia de premiação das práticas escolhidas será realizada no final deste mês.
A avaliação, que foi feita por um júri composto por 15 especialistas de todo o país, após reunião realizada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília, foi baseada em critérios como a contribuição para o alcance dos ODM, caráter inovador, possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares, perspectiva de continuidade ou replicabilidade, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias, e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
Nesta edição, o Prêmio ODM Brasil recebeu 1.638 práticas inscritas, onde 720 foram de organizações e 918 de prefeituras. Do total das inscrições, 51 práticas foram pré-selecionadas e visitadas in loco por um comitê técnico integrado por representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap. Destas, quatro são da região Centro-Oeste, 13 do Nordeste, seis do Norte, 20 do Sudeste e oito do Sul.
O Prêmio foi criado em 2004 com a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos ODM. A iniciativa é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
Entre os vencedores da atual edição (categoria melhores práticas) estão, por exemplo, os projetos Rede de Catadores cata Bahia (Pangea - Centro de Estudos Socioambientais), Canto das Artes (Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu-TO), Mulheres na Comunicação a Serviço da Vida (Associação Comunitária de Radiodifusão de Independência-CE), Comércio Ribeirinho da Cidadania e Solidário (Associação dos Produtores Rurais de Carauari-AM) e Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha (Associação MarBrasil-PR).
Já entre as prefeituras foram destacados projetos das cidades mineiras de Alfenas, Contagem, Glaucilândia e Montes Claros, além de Silva Jardim (RJ) e Rio Branco (AC).
- Conheça a lista de vencedores na íntegra (PDF) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!