Quando a oferta era facultativa, grandes redes ofereciam apenas sacolas tradicionais. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Em cumprimento a uma ordem judicial, grandes redes de supermercados de São Paulo, a exemplo de Carrefour, Grupo Pão de Açúcar, Sondas e Walmart fornecerão aos seus consumidores sacolas biodegradáveis ou de papel a partir de segunda-feira, 30 de julho.
A iniciativa corresponde a finalização do prazo concedido pela juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central, que no final de junho determinou o período de 30 dias para que os estabelecimentos colocassem a decisão em prática, "gratuitamente e em quantidade suficiente".
Apesar de contrárias a decisão e de não esconderem que vão recorrer por meio da Associação Paulista de Supermercados (Apas), as redes afirmaram que cumprirão as determinações da Justiça. "Não há um posicionamento final sobre o assunto, pois a questão da distribuição das sacolas está sendo tratada pelo departamento jurídico", declarou o Grupo Sondas, por meio de nota.
O parecer da Justiça não especifica quais serão as punições para os estabelecimento que descumprirem a ordem. Além disso, não determina como devem ser as sacolas biodegradáveis. "Algumas empresas produtoras de sacolas colocam de forma irresponsável a marca de compostável", explicou o diretor técnico da Associação Brasileira de Polímeros Biodegradáveis e Compostáveis (Abicom), João Carlos de Godoy Moreira.
Estudo analisa degradação dos materiais
Em fevereiro, o EcoD mostrou que, em um contexto em que se discute, em todo o Brasil, a proibição das sacolas plásticas nos supermercados brasileiros, sob a alegação de que elas causam impactos nocivos ao meio ambiente, comparar o processo de degradação de quatro tipos desses materiais, em igualdade de condições, durante um ano é o objetivo de um estudo iniciado por pesquisadores do Laboratório de Embalagem e Acondicionamento (LEA) do Centro de Integridade de Estruturas e Equipamentos (Cinteq), do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Segundo o IPT, a pesquisa simulará a condição de abandono das sacolas no meio urbano. O prazo do teste foi definido para que os exemplares possam enfrentar as quatro estações do ano e todo o tipo de intempérie. Serão comparados os seguintes materiais: polietileno comum (sacola tradicional de plástico), polietileno com aditivo para degradação, papel e TNT (sacola retornável, feita de tecido não tecido, com base em polipropileno).
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!