icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Meta do Brasil é reduzir emissão de gases em 43% até 2030, anuncia Dilma

foto autor

28/09/2015 às 9:10 • Atualizada em 30/08/2022 às 21:24 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

dilma-ecod.jpg
Dilma discursa durante sessão Plenária de Conferência da ONU
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidente Dilma Rousseff informou no domingo, 27 de setembro, que as metas brasileiras para reduzir a emissão de gases de efeito estufa são de 37% até 2025 e de 43% até 2030. O anúncio foi feito durante a Conferência das Nações Unidas para a Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, em Nova York. O ano-base utilizado para os cálculos, segundo ela, é 2005.

Durante seu discurso, Dilma destacou que os números serão levados à Conferência do Clima, em Paris, como compromisso assumido pelo governo brasileiro. “A Conferência de Paris é uma oportunidade única para construirmos uma resposta comum para o desafio global de mudanças do clima. O Brasil tem feito grande esforço para reduzir as emissões de gás de efeito estufa, sem comprometer nosso desenvolvimento econômico e nossa inclusão social”.

A presidente citou ainda o que chamou de objetivos ambiciosos para o setor energético, com destaque para a garantia de 45% de fontes renováveis no total da matriz energética. No mundo, a média, segundo ela, é de 13%. Os demais anúncios feitos por Dilma incluem a participação de 66% de fonte hídrica na geração de eletricidade; a participação de 23% de fontes renováveis, eólica, solar e biomassa na geração de energia elétrica; o aumento de cerca de 10% na eficiência elétrica; e a participação de 16% de etanol carburante e demais fontes derivadas da cana-de-açúcar no total da matriz energética.

Caso haja acesso a mais fontes de recursos, os objetivos podem ser atingidos mais rapidamente ou mesmo ampliados

“As adaptações necessárias frente a mudança do clima estão sendo acompanhadas por transformações importantes nas áreas de uso da terra e florestas, agropecuária, energia, padrões de produção e consumo”, disse. “O Brasil é um dos poucos países em desenvolvimento a assumir uma meta absoluta de redução de emissões. Temos uma das maiores populações e PIB [Produto Interno Bruto] do mundo e nossas metas são tão ou mais ambiciosas que aquelas dos países desenvolvidos”, completou.

Metas antecipadas
Segundo ela, caso haja acesso a mais fontes de recursos, os objetivos podem ser atingidos mais rapidamente ou mesmo ampliados.

“Estamos cumprindo nossas metas com recursos próprios. Obviamente, se tivermos mais recursos ou faremos as metas mais rápido ou podemos, inclusive, aumentá-las”, afirmou a presidente em entrevista a jornalistas.

Sobre a intenção de acabar com o desmatamento ilegal até 2030, a presidente acrescentou que esse objetivo pode ser antecipado. “Podemos, através do esforço do país e da sociedade, antecipá-lo”.

De acordo com Dilma, para alcançar esse objetivo é preciso ter ações de repressão e criar incentivo a atividades que não destruam o meio ambiente.

(Com informações da Agência Brasil)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade