A sede do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) abriu suas portas nesta quinta-feira, 26 de junho, para receber mais de 160 ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento.
O encontro de alto nível é a parte mais importante da primeira Assembleia do Meio Ambiente realizada pelo Pnuma. A agência da ONU teve seu perfil ampliado após uma decisão anunciada durante a conferência Rio + 20, realizada em 2012 no Rio de Janeiro. O objetivo é dedicar políticas e ações para a promoção do desenvolvimento sustentável e do combate às mudanças climáticas.
O discurso de abertura foi feito pelo presidente do Quênia, Uhuru Kenyatta. Ele lembrou que a ampliação do Pnuma foi um compromisso assumido pelos chefes de Estado e de governo e que é preciso vontade política para se atingir um equilíbrio entre as esferas social, econômica e ambiental.
Já o príncipe de Mônaco, Alberto II, afirmou que o mundo tem uma obrigação para com a geração atual e futura de proteger o planeta. Alberto II começou o discurso homenageando a ambientalista queniana Wangari Maathai, que morreu em 2011. O príncipe citou as palavras da ativista ao dizer que não "se deve desistir ou demonstrar cansaço" na luta ambiental.
Terroristas
Alberto II, que também preside a Comissão sobre Esporte e Desenvolvimento do Comitê Olímpico Internacional (COI), ressaltou a urgência do combate ao crime ambiental, ao lembrar que este tipo de crime sustenta atividades terroristas.
O presidente da Assembleia Geral da ONU disse que os ministros do Meio Ambiente e do Desenvolvimento devem enviar uma clara mensagem ao mundo sobre o futuro sustentável que é apoiado também pelas Nações Unidas. As propostas da Assembleia do Meio Ambiente serão discutidas pela próxima sessão da Assembleia Geral, que ocorre em setembro em Nova York.
A Assembleia do Meio Ambiente deve terminar nesta sexta-feira (27) com um discurso do secretário-geral Ban Ki-moon. A ministra do Brasil, Izabella Teixeira, discursou na abertura do encontro de alto nível. Estão presentes ainda ministros e vice-ministros de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!