A Agência Espacial americana (Nasa) revelou um plano que nos lembra porque é tão importante explorar o espaço: ela irá lançar um satélite movido à energia solar “futurística” para capturar um asteroide no espaço. O plano, estimado em de 17, 7 bilhões de dólares, é de reter o pequeno asteroide próximo a lua em 2014, para que onze anos depois um grupo de astronautas possa explorá-lo.
A nova tecnologia de energia solar utilizada para a façanha, a Propulsão Solar Elétrica (SEP, na sigla em inglês), permite uma maior flexibilidade do que as tradicionais naves espaciais tripuladas. A SEP é considerada um dos sistemas do futuro que permitirá grandes missões no espaço profundo, que exigem naves maiores.
A esperança é que a nova tecnologia possibilite que a NASA alcance a meta de enviar seres humanos a Marte em 2030. E quem sabe, o SEP não entra na galeria de produtos gerados a partir de programas espaciais – como o micro-ondas, o velcro, o GPS, as lentes de contato e o laser – e traz futuramente benefícios para os terráqueos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!