A empresa Welf aposta em produtos feitos com bambu. Foto: Divulgação
O bambu é mais que um alimento para animais, como ursos pandas e gorilas. Ele possui caules lenhificados, que podem ser utilizados na fabricação de produtos de utilidade doméstica, de decoração, para móveis, instrumentos musicais e até na construção civil, conforme o EcoD já mostrou em diversas matérias.
A planta tem o crescimento mais rápido de todo o reino vegetal, segundo um estudo de pesquisadores da Fundação de Tecnologia do estado do Acre (Funtac) e alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), apresentado no Congresso Florestal Paranaense, no mês de setembro, em Curitiba. "O bambu possui características que o qualificam como pronto para uso a partir de três anos de idade", afirmou o pesquisador Daniel Lima ao portal Epoch Times.
O estudo também apontou que, o Brasil, a Bolívia e o Peru, possuem a maior área de bambu nativo da Amazônia, no mundo - 600 mil hectares.
A engenheira florestal e coautora da pesquisa, Suelem Marina Pontes, ressaltou a utilidade da matéria-prima. "[O bambu] é hoje um dos recursos naturais mais valiosos no mercado internacional, principalmente na Ásia e Europa, sendo empregado em diversas áreas como a construção civil, artesanato, energia, embalagens, [produtos] farmacêuticos, fitoterápicos, alimentos, álcool e derivados."
Ação antibactericida
Os utensílios de cozinha feitos com bambu são excelentes opções para a composição do ambiente, pois a planta também apresenta um agente antibactericida natural, que previne e combate a proliferação de bactérias.
O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizou testes com fabricantes de produtos feitos com bambu. O resultado apontou redução de 99,9% de bactérias, no período de 24 horas. Também não foi detectada a presença de formaldeído (encontrado em colas) e nenhum preservativo nocivo ao ser humano, que normalmente é utilizado em madeiras.
Bambu também é utilizado na área de construção civil. Foto: BambuCarbonoZero
Tendência
É comum ver produtos que são feitos ou têm detalhes em bambu. O material ecologicamente correto vêm despertando a atenção das pessoas.
A empresa Welf fabrica produtos para serem utilizados em ambientes como banheiros, cozinha, escritório, que podem ser encontrados por todo o Brasil. Já a Bambu Carbono Zero visa atender clientes da construção civil, garantindo os materiais necessários para a elaboração de ambientes.
Para adquirir produtos feitos com esse material é fundamental saber como cuidar do bambu. Conheça algumas dicas de como conservá-lo, listadas pela Welf:
- Lavar com água usando apenas uma esponja macia com poucas gotas de detergente neutro;
- Secar imediatamente após lavagem;
- Não deixar de molho na água (submerso);
- Não lavar em máquina de lavar louça;
- Guardar em locais arejados.
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!