A elevação das águas pode atingir aproximadamente um metro, até o final do século
Foto: Bruno Santos
O nível dos oceanos está subindo 3,2 milímetros ao ano, 60% mais rápido que a projeção realizada pelos climatologistas do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), em 2007. A informação faz parte de um estudo publicado na quarta-feira, 28 de novembro, na revista científica Environmental Research Letters. O relatório do IPCC, baseado em dados de 2003, previa uma elevação de 2mm ao ano.
Segundo os cientistas responsáveis pela pesquisa, a elevação das águas pode atingir aproximadamente um metro, até o final do século. "Em terras baixas, onde você tem um grande número de pessoas vivendo no limite de um metro do nível do mar, como Bangladesh, isto significa o desaparecimento da terra que sustenta suas vidas, e você terá centenas de milhões de refugiados climáticos. Isto pode levar a guerras por recursos e todo tipo de conflitos", explicou à France Press Grant Foster, da empresa norte-americana Tempo Analytics.
Em grandes cidades costeiras, a exemplo de Nova York, a principal consequência seria algo parecido com o que aconteceu após a passagem do furacão Sandy, que atingiu a região no final de outubro de 2012, apontou Foster.
O relatório também alertou aos governos a colocarem as mudanças climáticas no topo de suas agendas. O estudo analisou ainda a emissão de CO2 e constatou que as mesmas continuam próximas das projeções do IPCC feitas há cinco anos.
- Leia o artigo na íntegra (em inglês) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!