Escultura para simbolizar a não violência, de Karl Fredrik Reutersward, exposta na entrada da ONU, em Nova York
Foto: Rick Bajornas/ONU
Por ONU Brasil
Em mensagem para o Dia Internacional da Não Violência, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu na quarta-feira, 2 de outubro, que todas as pessoas tenham coragem para acabar com a violência e defender a paz e a justiça.
“Peço aos cidadãos de todo o mundo para se inspirarem na coragem de pessoas como Mahatma Gandhi. Virem as costas à divisão e ao ódio. Defendam o que está certo e justo. Trabalhem com seus companheiros para um mundo repleto de justiça duradoura, paz e prosperidade para todos”, sugeriu Ban.
O secretário-geral da ONU observou que “a não violência não é inerte ou passiva” e requer atitudes contra a injustiça, a discriminação e a brutalidade. Ban acrescentou que o fim da violência começa com ações individuais em casa, nas escolas e locais de trabalho e que, uma vez que alguém entra em ação, o diálogo pacífico pode ser contagioso.
O Dia Internacional da Não Violência marca o aniversário de Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência da Índia, cuja filosofia de não violência e táticas foram adotadas por líderes de todo o mundo.
A data foi estabelecida em 2007 pela Assembleia Geral da ONU como uma ocasião para “difundir a mensagem da não violência por meio da educação e da conscientização pública”.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!