Natura é uma das empresas que compõem a carteira da sustentabilidade
Foto: Divulgação
A BM&FBOVESPA anunciou, no dia 29 de novembro, a oitava carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que vai vigorar de 7 de janeiro de 2013 a 3 de janeiro de 2014, e reúne 51 ações de 37 companhias que representam 16 setores e somam R$ 1,07 trilhão em valor de mercado - o equivalente a 44,81% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA (em 26/11/2012).
Das 37 empresas da carteira atual, 35 foram selecionadas também para a nova. E duas companhias ingressaram: Telefônica e WEG, esta última trazendo para o ISE o setor de Máquinas e Equipamentos/Motores, Compressores.
Ao todo, 14 empresas, de um total de 37, autorizaram a abertura das respostas do questionário de seleção (em 2011, oito companhias de 38 liberaram a publicação). As 14 empresas são: AES Eletropaulo, AES Tietê, Banco do Brasil, BicBanco, CCR, Cemig, Coelce, EDP, Eletrobras, Light, Natura, Sul América, Vale e WEG.
"Em constante evolução, o processo do ISE passou a contar, neste ano, com a auditoria e Asseguração da KPMG, o que contribui para conferir ainda mais credibilidade aos seus procedimentos", destacou a BM&FBOVESPA.
Foram convidadas para participar da nova carteira, as 183 companhias que detinham as 200 ações mais líquidas da Bolsa em dezembro de 2011. Destas, 45 empresas se inscreveram para participar do processo concorrendo ao ingresso na carteira e cinco na qualidade de treineiras, buscando se preparar para os próximos anos.
Raio X da carteira 2013:
· 100% das companhias possuem compromisso com o desenvolvimento sustentável formalmente inserido na estratégia;
· 100% das empresas publicam este compromisso na área de livre acesso do website;
· 97% mantêm programa de sensibilização e educação sobre o tema;
· 92% aderiram formal e publicamente a compromissos voluntários amplamente legitimados, relacionados ao desenvolvimento sustentável, comprometendo todas as suas unidades, subsidiárias ou controladas;
· 100% publicaram Relatório de Sustentabilidade no último ano;
· 92% utilizam as diretrizes da GRI como referência para a elaboração do relatório;
· Em 78% dos casos o relatório é parte integrante do principal relatório corporativo;
· Em 86% dos casos existe envolvimento direto dos administradores da companhia na definição do Relatório de Sustentabilidade.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!