No mês alusivo aos cuidados da saúde do homem, a Fundação José Silveira (FJS), em parceria com o EcoD, promove mais uma edição do Novembro Azul, com foco voltado para a prevenção, conscientização e detecção precoce do câncer de próstata. O objetivo é alertar a população em relação ao segundo tipo de câncer com maior frequência de mortes no Brasil, além de desconstruir preconceitos e quebrar tabus.
Para chamar a atenção da população, a sede do Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR), unidade da FJS, em Ondina, Salvador, será iluminada em azul, cor símbolo da campanha. “Depois do Outubro Rosa, quando mobilizamos esforços na luta contra o câncer de mama, o alvo agora é o combate ao tumor da próstata”, ressalta a superintendente da FJS, Leila Brito.
A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de cerca de 69 mil novos casos de câncer de próstata para o ano de 2014. A incidência da doença vem aumentando no Brasil e a projeção para o ano de 2015 é o aumento de 60% do número de casos. Na região Nordeste, são 47 casos a cada 100 mil habitantes. “A alta incidência deve-se, principalmente, ao preconceito em relação ao exame de toque e a consequente descoberta tardia da doença”, explica o urologista do Hospital Santo Amaro que atua no Novembro Azul da FJS, Marcelo Brandão.
Diagnóstico
Ainda segundo o especialista, 90% dos casos do câncer de próstata no Brasil são identificados quando a doença está instalada. “Quando mais cedo a doença é detectada, maior é a chance de cura”, enfatiza.
A campanha visa, ainda, a oferta gratuita de serviços para o diagnóstico da doença. A FJS vai disponibilizar uma equipe de médicos e profissionais de saúde que realizará 600 consultas de urologia, com avaliação clínica e exame de toque, e 200 exames de PSA, indicado nos casos de suspeita da doença.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!