Relatório abordará o Grupo de Trabalho 1 do IPCC sobre as mudanças na atmosfera
Foto: Bill Liao
Por Agência Brasil
As mudanças climáticas que atingem o planeta por causa do aquecimento da atmosfera serão detalhadas no próximo relatório parcial do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), que será divulgado ainda em 2013. O anúncio foi feito na segunda-feira, 25 de fevereiro, durante a sétima Conferência e Assembleia Geral da Rede Global de Academias de Ciências, realizada no Rio de Janeiro até quarta-feira (27).
O diretor-geral da coordenação de programas de pós-graduação de engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luiz Pinguelli, adiantou que o relatório abordará o Grupo de Trabalho 1 do IPCC sobre as mudanças na atmosfera. “O Grupo 1 é estritamente científico, no sentido de que trata do comportamento da atmosfera, com bases em algumas previsões de emissões. O Grupo 2 trata das consequências nos vários campos, incluindo agricultura e saúde, e o Grupo 3 é muito político, porque trata de cenários.”
Pinguelli, que trabalha como revisor do IPCC, informou que o próximo relatório deverá ser mais rígido nas informações, para evitar erros como os verificados no documento de 2007, quando a velocidade de derretimento das geleiras do Himalaia foi superestimada. “O IPCC está trabalhando com mais cuidado, visando a resultados mais robustos.”
O secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Carlos Nobre, não quis adiantar o conteúdo do próximo relatório, mas frisou que as informações trazidas nos primeiros documentos, que apontavam para um aumento na temperatura do planeta, devido a queima de combustíveis fósseis por ação do homem, foram confirmadas.
Mudança acelerada
“As evidências são avassaladoras. O clima está mudando em uma velocidade que a Terra não vê há alguns milhões de anos. A velocidade em que o clima está mudando é 50 ou 100 vezes mais rápida do que quando a Terra começou a sair da última glaciação, 20 mil anos atrás, até ela atingir o equilíbrio climático recente, 12 mil anos atrás.”
O IPCC foi criado em 1988 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne milhares de cientistas de diversos países. Já foram publicados quatro relatórios. A divulgação completa do quinto, incluindo os trabalhos dos grupos 2 e 3, deverá ser feita em 2014.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!