Os pesquisadores chegaram a conclusão analisando uma imagem obtida pela sonda da NASA Dawn, em 2011. Foto: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA/PSIScientists
Cientistas escoceses afirmaram que a emissão de poeira emitida por um asteróide poderia proteger o planeta das radiações solares, como um "guarda-sol". Os pesquisadores chegaram a conclusão analisando uma imagem obtida pela sonda da NASA Dawn, em 2011.
Segundo os estudiosos, seria possível capturar a nuvem de poeira emitida pelo asteroide 1036 Ganymed, que é considerado o maior próximo do planeta, com 500 mil quilos. Ele se posiciona quatrp vezes mais longe que a Lua (a distância entre a Terra e a Lua é de 380 km).
Os pesquisadores também acreditam que, a nuvem chegaria a, aproximadamente, 2,6 mil Km de poeira, o que bloquearia 6,58% da radiação solar. O fato combateria o aquecimento global.
O cientista Russel Bewick, da Universidade Espacial de Strathclyde, na Escócia, defende que uma asteróide desse tipo pode ser uma ameaça para o planeta Terra, mas que as nuvens podem, realmente, auxiliar o mundo. Não há possibilidade de realizar teste prévio para certificar-se da eficácia do projeto.
Com informações da Exame.com.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!