CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

"O ciclista não é intruso", lembra Isaac Edington

Cerca de duas semanas de lançar o programa Salvador Vai de Bike, o Movimento Salvador Vai de Bike busca agora ampliar a divulgação da iniciativa por meio dos veículos de comunicação e outdoors da capital baiana, com o objetivo de orientar a população (principalmente motoristas e ciclistas) no cumprimento das regras de trânsito e, ao mesmo tempo, atrair mais adeptos das bicicletas. Em 15 dias foram feitos 10.148 cadastros, 5.856 habilitações e 5.638 viagens com as "laranjinhas".

foto autor

09/10/2013 às 15:10 • Atualizada em 31/08/2022 às 12:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

vai-bike-ecod.jpg
Orientar a população é um dos objetivos da campanha de conscientização
Fotos: Divulgação

Cerca de duas semanas de lançar o programa Salvador Vai de Bike, o Movimento Salvador Vai de Bike busca agora ampliar a divulgação da iniciativa por meio dos veículos de comunicação e outdoors da capital baiana, com o objetivo de orientar a população (principalmente motoristas e ciclistas) no cumprimento das regras de trânsito e, ao mesmo tempo, atrair mais adeptos das bicicletas.

Nos primeiros 15 dias de operação do sistema de compartilhamento de bicicletas em Salvador, o movimento registrou 10.148 cadastros, 5.856 habilitações e 5.638 viagens com as “laranjinhas” - bicicletas disponibilizadas ao público pelo banco Itaú, em parceria com a Prefeitura. O cadastro pode ser feito nos sites www.salvadorvaidebike.salvador.ba.gov.br e bikesalvador.com. É possível também fazer o cadastro via aplicativo de celular.

isaac-ecod.jpg
Secretário do Ecopa, Isaac Edington (atrás da bandeirinha com a inscrição "Pare"), e o prefeito ACM Neto inauguraram o sistema em Salvador no dia 22 de setembro

De acordo com o secretário do Escritório Municipal da Copa do Mundo (Ecopa), Isaac Edington, um dos órgãos envolvidos no movimento, Salvador terá 40 estações de bicicletas compartilhadas até o fim de 2013. Ainda em outubro, será inaugurado o novo circuito de ciclofaixa no bairro do Comércio. A ação, além de contribuir para a preservação do meio ambiente e com a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, também possibilita melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

O secretário afirma que em todos os países onde o sistema foi implantado, o compartilhamento de vias foi importante para a mobilidade urbana. “É uma grande mobilização, com o objetivo de engajar a todos mostrando que o ciclista não é intruso, mas que tem todo o direito de andar nas vias tanto quanto os carros e ônibus”, completou Edington.

O Código de Trânsito Brasileiro deixa claro que as bicicletas têm espaço nas ruas e que a distância de 1,5m divulgada nas campanhas do movimento é obrigatória, além da prioridade dada a quem trafega sobre duas rodas. Além dos meios de comunicação, serão distribuídos panfletos em estacionamentos e nos principais cruzamentos da cidade e garagens de ônibus para orientar a população.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade