icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

O jovem indiano que construiu uma ponte para que as crianças pudessem ir à escola

foto autor

28/10/2015 às 13:30 • Atualizada em 30/08/2022 às 22:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

ponte-ecod.jpg
Eshan Balbale, um estudante universitário de 17 anos, decidiu construir uma ponte de bambu com seus próprios recursos e habilidades
Fotos: © Arquivo Pessoal

Os moradores de um vilarejo da periferia de Mumbai, na Índia, precisavam passar por um córrego poluído para chegarem até a cidade. Há anos eles reclamavam do estado do córrego, que contaminado e cheio de lixo, acaba tornando-se fonte de doenças.

Sem o tratamento adequado e desprovido de uma ponte ou outra forma de desviá-lo, adultos e crianças eram obrigados a passar em meio a ele para chegarem até a região onde há lojas, mercados e a escola mais próxima. Com receio de precisar entrar em contato com a água contaminada, muitos pais estavam inclusive proibindo seus filhos de irem à aula.

A iniciativa do jovem indiano reforça que, embora o poder público tenha suas obrigações (e muitas vezes deixe de cumpri-las), cada um de nós também pode fazer a diferença para melhorar a qualidade de vida onde vivemos

Indignado com essa situação, Eshan Balbale, um estudante universitário de 17 anos, decidiu construir uma ponte de bambu com seus próprios recursos e habilidades. "Eles explicaram que cruzar o córrego envolvia riscos como infecções de pele, malária, dengue e outras doenças. Eu me senti péssimo quando eu vi que crianças passavam por aquela lama nojenta", explicou o jovem ao Mumbai Mirror.

Leve e firme
Dotada de 30 metros de comprimento, a ponte não chega a ser uma estrutura definitiva, mas é rígida e segura para que até 50 pessoas passem por ela ao mesmo tempo.

"Eu percebi que construir uma ponte de concreto iria exigir permissão da prefeitura e isso necessitaria de tempo. Por isso, decidi construir a ponte usando bambu, que é leve, mas firme. As crianças precisavam da ponte imediatamente já que o nível da água sobe durante as monções", justificou Balbale.

Banheiros públicos
O rapaz, que nem mesmo mora na região, pretende visitar a ponte com frequência para fazer a manutenção básica e já pensa em como melhorar a questão das condições sanitárias do bairro: construindo banheiros públicos.

A iniciativa do jovem indiano reforça que, embora o poder público tenha suas obrigações (e muitas vezes deixe de cumpri-las), cada um de nós também pode fazer a diferença para melhorar a qualidade de vida onde vivemos, em vez de apenas ficarmos reclamando e transferindo as responsabilidades aos outros.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade