A iniciativa tem reconstruído a vida da comunidade costeira do país
Fotos: divulgação
Quando se une criatividade com o desejo de conservar a natureza e ajudar pessoas, surgem projetos como o Ocean Sole, uma ONG africana, que retira todo o tipo de lixo das praias – sobretudo chinelos de borracha – e os transforma em brinquedos, bijuterias e objetos de decoração.
Desenvolvido no Quênia, na África, o projeto idealizado pela conservadora marinha Julie Church também está ligado à inclusão social e emprego. Ela incentivou um grupo de mulheres e homens quenianos a produzir e comercializar os produtos feitos a partir do lixo.
Segundo o site Planeta Sustentável, a iniciativa tem reconstruído a vida de muitas famílias da comunidade costeira do país, sendo que muitas delas chegaram a passar fome por falta de emprego.
É o caso de Maureen Atineo e Eric Mwandola. Este último confessou que não tinha dinheiro para comprar sapatos, mas hoje, tem comida, roupa e conseguiu colocar os filhos na escola.
Para além de brinquedos, há artesãos que chegam a fazer esculturas gigantes com estes resíduos, vendendo-as a turistas de todo o mundo com a marca da Ocean Sole.
Outro detalhe importante está no aprendizado. Por conta do treinamento que recebem, todos os participantes do projeto se tornaram mais conscientes com relação ao meio ambiente.
Jackson Mbatha, artista que também recicla os chinelos, diz que a educação é a coisa mais importante que a ONG promove. "Meu segundo filho está aprendendo a trabalhar com esse material e parece bastante interessado em ajudar o meio ambiente, assim como eu", comemorou.
Ideias como essas podem ser transformadoras e porque não replicadas? Que tal fazer algo parecido pela sua comunidade?
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!