icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

O lixo que salva vidas

Quando se une criatividade com o desejo de conservar a natureza e ajudar pessoas, surgem projetos como o Ocean Sole, uma ONG africana, que retira todo o tipo de lixo das praias - sobretudo chinelos de borracha - e os transforma em brinquedos, bijuterias e objetos de decoração.

foto autor

19/06/2013 às 10:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

ocean-sole-1.jpg
A iniciativa tem reconstruído a vida da comunidade costeira do país
Fotos: divulgação

Quando se une criatividade com o desejo de conservar a natureza e ajudar pessoas, surgem projetos como o Ocean Sole, uma ONG africana, que retira todo o tipo de lixo das praias – sobretudo chinelos de borracha – e os transforma em brinquedos, bijuterias e objetos de decoração.

Desenvolvido no Quênia, na África, o projeto idealizado pela conservadora marinha Julie Church também está ligado à inclusão social e emprego. Ela incentivou um grupo de mulheres e homens quenianos a produzir e comercializar os produtos feitos a partir do lixo.

loja-ocean-sole.jpg

Segundo o site Planeta Sustentável, a iniciativa tem reconstruído a vida de muitas famílias da comunidade costeira do país, sendo que muitas delas chegaram a passar fome por falta de emprego.

É o caso de Maureen Atineo e Eric Mwandola. Este último confessou que não tinha dinheiro para comprar sapatos, mas hoje, tem comida, roupa e conseguiu colocar os filhos na escola.

catadora-chinelo.jpg

Para além de brinquedos, há artesãos que chegam a fazer esculturas gigantes com estes resíduos, vendendo-as a turistas de todo o mundo com a marca da Ocean Sole.

ocean-sole-5.jpg

Outro detalhe importante está no aprendizado. Por conta do treinamento que recebem, todos os participantes do projeto se tornaram mais conscientes com relação ao meio ambiente.

ocean-sole-2.jpg

Jackson Mbatha, artista que também recicla os chinelos, diz que a educação é a coisa mais importante que a ONG promove. "Meu segundo filho está aprendendo a trabalhar com esse material e parece bastante interessado em ajudar o meio ambiente, assim como eu", comemorou.

Ideias como essas podem ser transformadoras e porque não replicadas? Que tal fazer algo parecido pela sua comunidade?

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade