André Corrêa do Lago foi um dos principais negociadores brasileiros na Rio+20/Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Um dos principais pontos aprovados pelos negociadores dos países da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável) no documento que chega na quarta-feira, 20 de junho, aos chefes de Estado e governo, sugere a criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conforme o EcoD noticiou na terça-feira (19). No entanto, o embaixador brasileiro André Corrêa do Lago adiantou em entrevista à Rádio ONU que os ODS serão de fato uma realidade.
"Os ODS vão ser uma série de metas mundiais que serão criadas para tomarmos ações efetivas em áreas muito variadas. Tudo isso será definido até 2014. E vai de maneira muito clara permitir que se fortaleça o paradigma do desenvolvimento sustentável", adiantou Lago em entrevista a repórter Maha Fayek. O embaixador foi um dos principais negociadores brasileiros na Rio+20.
A criação dos ODS, inspirada nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), foi uma reivindicação de uma série de países (entre eles, o Brasil) e especialistas em sustentabilidade às vésperas da Rio+20. As metas, contudo, ainda não foram definidas. A tendência é que a cúpula do Rio de Janeiro inicie apenas um processo para rascunhar quais devem ser os indicadores até 2013. Eles então devem ser elaborados para entrarem em vigor em 2015, quando termina o prazo dos ODM, a fim de que sejam cumpridos até 2018.
A sugestão dos negociadores é para que os chefes de Estado reconheçam as particularidades de cada país, caso eles venham, de fato, criar os ODS.
- Ouça a entrevista com André Corrêa do Lago à Rádio ONU -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!