CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Ocean BD: aplicativo gratuito que permite acesso imediato a dados sobre oceanos

O "Ocean DB" é o mais novo aplicativo gratuito para smartphones, tablets e computadores, que pretende fornecer dados sobre os oceanos de qualquer parte do mundo. Desenvolvido pela equipe da empresa SALT Ambiental, o sistema fornece parâmetros oceanográficos, como temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido na coluna de água e frequência de empuxo.

foto autor

09/05/2012 às 15:15 • Atualizada em 01/09/2022 às 21:37 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

oceanos.jpg
O aplicativo fornece parâmetros oceanográficos e dados climatológicos/Foto: V__

O “Ocean DB” é o mais novo aplicativo gratuito para smartphones, tablets e computadores, que pretende fornecer dados sobre os oceanos de qualquer parte do mundo. Desenvolvido pela equipe da empresa SALT Ambiental, o sistema fornece parâmetros oceanográficos, como temperatura, salinidade, oxigênio dissolvido na coluna de água e frequência de empuxo.

O sistema também oferece dados climatológicos (médias históricas) desde a superfície até o fundo de todos os oceanos e mares do mundo, de acordo o oceanógrafo Thiago Marques Coelho, que integra a equipe do projeto.

Destinado para uso de estudantes, professores e pesquisadores da área de Ciências da Terra (Oceanografia, Biologia Marinha, Meteorologia, entre outros), o aplicativo utiliza o sistema Android e banco de dados World Ocean Atlas 2009 (versão mais atualizada), de acesso público, organizado pelo National Oceanographic Data Center (NODC), instituição ligada ao Departamento de Comércio dos EUA.

“Quando o aplicativo é acessado, ele abre um mapa-mundi na tela”, explicou Marques no portal da Agência USP. “Basta clicar em qualquer ponto do mapa para ter acesso aos dados, apresentados na forma de gráficos”.

Segundo Marques, com um mês de lançamento o aplicativo teve mais de 100 downloads via smartphone, tablet e computadores. “No momento, a maior parte dos usuários são brasileiros, ainda que o aplicativo esteja também disponível em inglês e contenha dados globais. Estes usuários fazem diversas sugestões para novas versões e até para a criação de outros aplicativos”, afirmou o oceanógrafo.

A equipe do projeto planeja o aumento da resolução dos dados. “Atualmente, ela é de 5 graus no plano horizontal, ou seja, a cada cinco graus de latitude e longitude no mapa há um ponto representando uma área de aproximadamente 300 mil quilômetros quadrados, totalizando 2.592 pontos horizontais com 33 níveis de profundidade cada um”, explicou o cientista. “A nova versão deverá ter resolução de 1 grau, com cada ponto abrangendo uma área de 12 mil quilômetros quadrados (volume de dados 25 vezes maior), aumentando a qualidade do serviço”.

Também são previstas novas atualizações, como a inserção de novos bancos de dados globais e regionais, com o “OceanDB” continuando a ser disponibilizado gratuitamente.

Para baixar o aplicativo clique aqui

Com informações da Agência USP de Notícias

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade