icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Óculos Zerezes apresenta um novo olhar para madeiras descartadas

O que começou como um hobby se tornou em um negócio para os quatro amigos, Luiz Eduardo, Henrique, Hugo e Victor. Em menos de um ano, a marca de óculos criada por eles, a Zerezes, já alcança voos significativos, como a participação na mostra de ecodesign carioca, Rio+Design em Milão, na Itália.

foto autor

03/05/2013 às 10:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:52 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O que começou como um hobby se tornou em um negócio para os quatro amigos Luiz Eduardo Rocha, Henrique Meyrelles, Hugo Galindo e Victor Lanari. Em menos de um ano, a marca de óculos criada por eles, a Zerezes, já alcança voos significativos, como a participação na mostra de ecodesign carioca Rio+Design, em Milão, na Itália.

Os óculos começou a ser pensado em 2011, ainda no curso de Design de produtos, na PUC-Rio, onde os amigos se conheceram. Eles são feitos basicamente de madeira, mas não de qualquer uma. A matéria-prima do produto é adquirida nas ruas, principalmente em canteiros de obras de construção.

equipe-zerezes.jpg
Luiz Eduardo, Henrique, Hugo e Victor. Os quatro amigos que iniciaram o projeto
Fotos: divulgação

“Queríamos reinserir as madeiras em vez de extraí-las. E acabou culminando com um momento de alta da construção civil, onde muitas obras estão sendo realizadas, principalmente no centro e na zona portuária do Rio. Vimos que havia muita madeira disponível, que eram descartadas e que não tinham custo para gente. Transformamos isso em uma oportunidade de aproveitá-las como matéria-prima para os nossos óculos”, relembrou Lanari.

O nome Zerezes veio da palavra zerê, adjetivo para caolho, zarolho, estrábico.

Segundo os designers, a aceitação do produto no mercado está sendo positiva, não apenas pelo fato dos óculos serem produzidos com material não convencional, mas principalmente pela a história que cada um carrega. Não é a toa que cada peça tem as hastes gravadas a laser como o nome do local onde a madeira foi resgatada. “Por exemplo, fizemos uma série de sete óculos feitos de Peroba Rosa que foi encontrada numa caçamba na Rua Rosa Saião. Na sua haste vem escrito ‘série Rosa Saião’ e o seu número dentro da quantidade produzida (ex. 01/07, 02/07 e por aí vai)”, explicou Lanari.

zerezes-serie.jpg

A Zerezes foi apresentada oficialmente na Conferência Rio+20, em junho de 2012, na exposição Rio dos 20, onde 20 designers brasileiros apresentavam ao público projetos de cunho ambientalmente responsáveis. Para os designers, esse foi sem dúvidas um início significativo. “Começar já em um evento desse porte foi muito bom, mas de muita responsabilidade também”, pontuou o designer.

Fabricados na oficina Fibra Design no Rio, com parceria da Materia Brasil, os óculos Zerezes são comercializados em algumas revendedoras espalhadas pelo Brasil como a Farm, Novo Desenho, Coletor, Monica Pondé e Sala de Estar. Mas, de acordo com os amigos, as peças são vendidas também de forma informal por e-mail, assim como, em feiras e eventos que eles participam esporadicamente.

capa-zerezes.jpg

Os valores das peças variam de 300 a 400 reais. Segundo Lanari, há pessoas que acham a quantia boa, mas outras acham que pelo fato do produto reutilizar materiais, ele deveria ser mais em conta. O designer justifica o preço ao fato da produção ser artesanal. “A confecção dá uma trabalheira. Cada óculos é feito manualmente e leva bastante tempo para ficar com um acabamento de primeira. Quem acha o produto caro tem que entender que nossa produção é pequena, comparada às grandes marcas de óculos”.

confeccao-zerezes.jpg

Os óculos são feitos a partir da prensagem de nove lâminas de diferentes tipos de madeira, e depois recebem uma fina camada adesiva de base vegetal para impermeabilizá-los. De acordo com Lanari, a cada dia novas técnicas e materiais são testados e aperfeiçoados. A ideia é ir além. “Vemos os óculos como um suporte para explorar novos materiais e formas. A todo momento pensamos em outros projetos”.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade