Milhões de mortes são evitadas por causa das vacinas/Foto: Fotos Gov/Ba
A Organização Mundial da Saúde (OMS) e profissionais da área iniciaram no sábado, 21 de abril, a Semana Mundial de Vacinação, em 180 países. Com o tema "Proteja o Seu Mundo: Vacine-se", as campanhas de imunização vão durar até o dia 28 deste mês. Esta é a primeira ação destinada a temática.
Segundo a OMS, a semana também é uma boa oportunidade para lembrar que os surtos de doenças fatais afetam comunidades em todo o mundo. O diretor do departamento de imunização da organização, Jean-Marie Okwo-Bele, afirmou que as vacinas não têm só o poder de salvar, mas podem transformar as vidas das crianças dando-as uma chance de crescer e melhorar suas condições.
Entre dois e três milhões de mortes são evitadas, todos os anos, por causa das vacinas contra doenças como sarampo, rubéola, coqueluche e outras, de acordo com dados da OMS.
Entre as atividades planejadas para a semana estão a realização de treinamentos e workshops, mesas redondas com profissionais da saúde, pais e autoridades políticas.
Gana
A organização na África afirmou que o foco no continente será a erradicação da poliomielite. Outros eventos incluem o lançamento de vacinas para proteger as crianças de pneumonia, meningite e diarreia, em Gana.
A cobertura de vacinas está melhorando em todo o mundo. Em três das seis regiões atendidas pela OMS, a imunização já alcança mais de 90% das pessoas. Em 2010, cerca de 109 milhões de bebês foram vacinados, mas ainda há desafios, como o fato de mais de 19 milhões de crianças não terem recebido as doses.
- Ouça a matéria na íntegra (em podcast) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!