icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Ônibus elétrico sem motorista transporta passageiros na Holanda

foto autor

29/01/2016 às 13:30 • Atualizada em 02/09/2022 às 0:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

onibusautonomo-ecod.jpg
Ônibus elétrico sem motorista circula na cidade de Wageningen
Foto: Robin van Lonkhuijsen/AFP

Um ônibus elétrico, sem motorista, fez sua primeira viagem-teste na quinta-feira, 28 de janeiro, na cidade holandesa de Wageningen ao transportar seus passageiros por 200 metros. Chamado de WePod, o ônibus é parte de uma frota que será lançada nos próximos anos para transitar na região. A velocidade do ônibus foi de 8 km/hora, mas será de 25 km/hora quando estiver funcionando plenamente, informou a agência de notícias Reuters.

"É um marco", comemorou o diretor-técnico do projeto, Jan Willem. "Um veículo sem motorista nunca circulou em rodovias públicas."

Testes dos chamados veículos autônomos têm sido feitos pela indústria automobilística, desde o modelo S Sedan, da Tesla Motors, que pode mudar de pista com pouca atuação do motorista, a planos de Google e Daimler de lançar automóveis que dispensam a necessidade de condutor.

"Há iniciativas em todo o mundo, mas esta é a primeira vez que um veículo opera sem motorista em uma rua pública", ressaltou Iris van Cattenburch, do Connekt, grupo de empresas que desenvolvem soluções sustentáveis para o transporte público.

Segundo ela, o projeto piloto do ônibus será ampliado nos próximos meses e deve ser usado como transporte público em uma rota de seis quilômetros na cidade. O valor do projeto piloto foi de US$ 3,3 milhões. Em abril, a Holanda vai promover o primeiro teste com caminhões sem motoristas no Porto de Roterdã, que já opera com trens sem condutor.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade