Acesso à água ainda significa uma verdadeira luta em boa parte do mundo
Foto: Olivier Chassot/UN
As Nações Unidas comemoram na quarta-feira, 22 de maio, o Dia Internacional da Biodiversidade, lançando um alerta sobre a situação da demanda futura pela água.
Por meio de mensagem, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou do tema de 2013: Água e Biodiversidade, ao destacar que, apesar da abundância do recurso, o planeta Terra conta apenas com uma pequena quantidade de água fresca.
Em várias partes do mundo, a demanda por água ultrapassa o fornecimento, e a qualidade do recurso ainda é um problema em muitos países.
Ban lembrou que a biodiversidade e o ecossistema são fundamentais no alcance de uma visão de mundo com água para todos. Ele citou ainda o papel das florestas que ajudam a regular a erosão do solo e proteger a qualidade e o fornecimento do recurso.
Quantidade e qualidade
Para promover mais proteção, a Convenção sobre Diversidade Biológica emitiu um plano estratégico que vai até 2020 sobre o tema.
O secretário-geral da ONU lembrou os compromissos firmados durante a Rio+20, no Rio de Janeiro, sobre a necessidade de se manter a quantidade e a qualidade da água em programas de governo.
Ele pediu aos países que ainda não ratificaram o Protocolo de Nagoya de acesso a recursos genéticos que o façam.
O tema do Dia Internacional da Biodiversidade foi escolhido para marcar o Ano Internacional de Cooperação da Água, comemorado durante todo 2013.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!